São Caetano inicia modernização da Central de Material e Esterilização do Complexo Hospitalar

Publicado em: 03/02/2023

Eric Romero/PMSCS

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, assinaram dia 30 de janeiro ordem de serviço para reforma e ampliação da CME (Central de Material e Esterilização) do Complexo Hospitalar de Clínicas. A obra orçada em R$ 704,4 mil recebeu emenda parlamentar de R$ 480 mil do deputado estadual Thiago Auricchio. A previsão de entrega é para este semestre.

A CME é o setor responsável pela limpeza, esterilização, preparo, controle e distribuição de materiais médicos. “A central é o coração do hospital, todos os procedimentos médicos e cirúrgicos passam por lá. É um espaço que tem ligação direta com a segurança do paciente”, destacou o prefeito.

O espaço será ampliado, ficará em área total de 125 m² e terá todas as áreas isoladas, evitando contaminações. Serão adquiridas duas lavadoras termodesinfectoras, uma lavadora ultrassônica, duas autoclaves de alta temperatura e uma autoclave de baixa temperatura. Além disso, terá climatização especial e diferenciada por área.

“Outra grande novidade será a instalação de dois elevadores monta cargas, com acesso direto ao centro cirúrgico. Os materiais cirúrgicos chegarão e sairão da CME sem circular pelo hospital. Cada área (expurgo, limpeza, esterilização, embalagem, armazenamento e distribuição) será isolada das demais, inclusive com fluxo de funcionários específicos para cada etapa para melhor organização e inspeção”, explicou Regina Maura.

A ampliação do espaço foi possível graças a emenda parlamentar do deputado estadual Thiago Auricchio. “Fico muito feliz em poder contribuir com recursos do nosso mandato para a Saúde de nossa cidade e melhorar ainda mais a qualidade de nossos serviços. A ampliação da CME, com investimento em bons equipamentos, trará ainda mais segurança aos pacientes que estão internados e passam por cirurgias”, destacou o deputado.

A CME atende todos os blocos do Complexo Hospitalar de Clínicas, além do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e a Unidade de Pronto Atendimento.