São Caetano lança programa para combate de pragas

Publicado em: 09/03/2018

Programa da Prefeitura “Comando Contra Pragas” promoverá o controle de escorpiões, ratos e criadouros do mosquito transmissor da dengue

A partir do dia 10 de março São Caetano estará com diversas equipes nas ruas para combater o Aedes aegypti, mosquito causador de doenças como dengue, zika e febre amarela. O programa da Prefeitura batizado de “Comando Contra Pragas” promove o controle de escorpiões e ratos. O primeiro bairro a receber os serviços será o Boa Vista.

O Comando vai intensificar ações como eliminação de criadouros do mosquito, desratização, captura de escorpiões e uso de drone para inspeção de terrenos e imóveis vazios. “É um trabalho que vai visitar todos os bairros da cidade, fundamental para a saúde pública. A ação de prevenir é sempre mais valiosa e eficaz do que o tratamento”, afirma o prefeito, José Auricchio Júnior.

Para a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, a participação dos moradores é fundamental. “Houve uma grande corrida para se tomar a vacina contra a febre amarela, mas a atitude mais importante é o combate ao mosquito. Sem mosquito não há a doença. O Comando vai buscar mobilização maior da população”, disse a secretária.

DECRETO

No último dia 9 de fevereiro, entrou em vigor o decreto nº 11.242/2018, que cria equipes de trabalho da Administração Municipal para combater o Aedes aegypti nos prédios públicos da Prefeitura. Os servidores designados deverão vistoriar periodicamente o imóvel e atuar de forma preventiva na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. A Secretaria de Saúde está incumbida de dar suporte e orientação neste trabalho.

UNIÃO

O Comando Contra Pragas é resultado da união de esforços das Secretarias Municipais de Saúde, de Obras e Habitação e do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). Em parceria também com a Secretaria de Educação e a Guarda Civil Municipal, haverá apresentação de um Teatro Educativo para crianças, com informações sobre as pragas e cuidados com entulhos.

A população está convocada a participar do combate a possíveis criadouros do mosquito. O Centro de Controle de Zoonoses receberá denúncias e avisos pelo telefone (11) 4238-8170 ou e-mail ccz@saocaetanodosul.sp.gov.br.