São Caetano reabre Hospital de Campanha para atender pacientes com Covid-19

Publicado em: 25/03/2021

Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

Com o agravamento da pandemia em todo o País, a Prefeitura de São Caetano reabriu o Hospital de Campanha dia 20 de março. A estrutura, montada no Hospital São Caetano, no bairro Santo Antônio, já está em funcionamento com 48 leitos de Enfermaria e dois de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Outros 28, de UTI, serão abertos em breve, mediante a chegada de equipamentos e materiais que estão em falta no mercado – como bombas de infusão e respiradores.

Com o Hospital de Campanha, o número de leitos de Enfermaria da rede municipal de Saúde para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19 passa de 48 para 96. E, os de UTI, de 50 para 80 – quando os demais 28 já estiverem em funcionamento no local.

O Hospital de Campanha garante o isolamento necessário dos pacientes infectados pelo coronavírus, configurando-se em uma estratégia fundamental para a contenção da disseminação do vírus e para o atendimento mais adequado às pessoas com covid-19. A enfermaria está operando no 4º andar do Hospital São Caetano, enquanto que o 3º andar está reservado para a UTI.

A unidade não tem atendimento porta aberta. Recebe somente pacientes transferidos do sistema de Urgência e Emergência (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e UPA) e do Complexo Hospitalar de Clínicas (formado pelos hospitais Maria Braido, Márcia Braido e Euryclides de Jesus Zerbini).

“Estamos trabalhando com muita seriedade e responsabilidade no enfrentamento da pandemia e, consequentemente, no atendimento da nossa população. Esta estrutura do Hospital de Campanha nos assegura tratamentos mais adequados a todos os moradores que necessitem de internação”, afirma o prefeito Tite Campanella.

Ao ser transferido, o paciente é encaminhado ao leito por corredor e elevador de uso exclusivo para pessoas com covid-19. Cerca de 100 profissionais foram contratados para o Hospital de Campanha (médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde, recepcionistas, porteiros, seguranças e auxiliares de limpeza, entre outros). Todos capacitados a atuar nesta situação extraordinária.
Os pacientes internados no Hospital de Campanha não podem receber visitas, uma estratégia necessária para o controle da pandemia. No entanto, os familiares têm acesso a todas as informações sobre a evolução do quadro clínico por meio da equipe de acolhimento, que trabalha 24 horas.

O investimento inicial na reabertura do Hospital de Campanha é de R$ 300 mil. Estima-se que mais R$ 2 milhões serão investidos nos serviços especializados, para locação do parque de equipamentos, e nos serviços técnicos laboratoriais e de diagnósticos.
Aberto pela primeira vez em 17 de abril de 2020, o Hospital de Campanha de São Caetano recebeu 193 pacientes (dos quais 190 se recuperaram) até 26 de agosto. A interrupção do atendimento considerou a diminuição dos casos da doença na cidade à época e a baixa taxa de ocupação, que não ultrapassou 5% nos últimos dez dias de operação.