São Caetano realiza 559 testes rápidos de HIV e sífilis durante o ‘Dezembro Vermelho’

Publicado em: 28/12/2022

Secretaria de Saúde organizou grande mobilização com a Carreta Móvel durante a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e outras ISTs

 

Fotos: Divulgação PMSCS

Durante 15 dias, todos os dias da semana, a Carreta Móvel percorreu diversos pontos de São Caetano realizando testes de HIV e sífilis, oferecendo informações e materiais, além de preservativos masculinos e femininos. Foram realizados 559 testes rápidos, 301 em homens e 166 em mulheres.

“Apesar de fazermos esses testes o ano todo nas UBSs e no Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas), decidimos circular com a carreta pelos principais pontos da cidade, conscientizando e alertando as pessoas sobre a importância da realização de testagem para doenças infectocontagiosas. Algumas pessoas com sífilis, por exemplo, podem passar muito tempo sem sintomas.  Então, a doença se agrava e, sem tratamento, a pessoa pode continuar transmitindo”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

No Bairro Santa Maria, Marcos Alves Montesanti, 67 anos, viu a carreta e foi se informar com a equipe. “Achei muito interessante a ação, resolvi fazer os testes. Nunca tinha feito. A Saúde de São Caetano é muito boa, traz os serviços para perto dos moradores. Gosto muito das ações da carreta que circula pela cidade oferecendo exames preventivos”.

“Voltando do trabalho vi a carreta e me interessei. Fiz os testes há muitos anos e resolvi refazer. É muito importante ter os serviços de saúde perto de casa; amplia o acesso a exames, como esses, que muitas vezes as pessoas não procuram as unidades para fazer”, afirmou Isabel Altafini, 59 anos.

O teste utiliza uma gota de sangue do paciente e permite a detecção das doenças. Em menos de trinta minutos a pessoa tem acesso aos resultados e recebe o encaminhamento necessário, de acordo com sua situação.

Durante a ação, 14 resultados deram reagentes para sífilis e um para HIV, de um morador que já está em tratamento. Os pacientes que apresentaram alteração foram encaminhados ao Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas para fazer a sorologia.