Publicado em: 01/07/2025
Iniciativa prevê 720 atendimentos até o final de julho (fotos Eric Romero/PMSCS)
A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou em 28 de junho uma ação especial de atendimentos com neuropediatras, no CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial), unidade gerenciada pela Fundação do ABC dentro do contrato do Complexo de Saúde do município. A iniciativa teve o objetivo de ampliar o acesso de crianças e adolescentes da cidade à avaliação e acompanhamento especializado.
Foram atendidos pacientes com suspeita ou diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), deficiência intelectual e outras condições neurológicas e do neurodesenvolvimento.
A ação seguirá por todos os sábados de julho, totalizando 720 consultas neuropediátricas a pacientes previamente agendados. As famílias serão contatadas pelas equipes da Secretaria de Saúde, com orientações sobre o agendamento, local e horário do atendimento.
“Essa ação estratégica integra os esforços da gestão municipal para garantir diagnóstico precoce, cuidado integral e acompanhamento contínuo às crianças com necessidades específicas de saúde, reforçando o compromisso com a inclusão, a equidade e o fortalecimento da rede de atenção especializada”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Dra. Adriana Berringer.
Em junho, a Prefeitura aumentou a oferta de consultas médicas especializadas em mais 6,4 mil por mês. Além da Neuropediatria, foram ampliados os atendimentos em Alergologia, Cardiologia, Cardiologia Pré-Operatória, Dermatologia, Dermatologia – Procedimentos, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.