São Caetano realiza mutirão de endoscopia para pacientes agendados

Publicado em: 03/05/2019

Os exames serão realizados neste sábado, a partir das 7h, no Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini, localizado no Hospital Infantil Márcia Braido

 

O exame permite diagnosticar doenças, como refluxo, gastrite, úlcera e câncer – Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano realiza no sábado, 4 de maio, um mutirão de endoscopia exclusivamente para pacientes agendados. Os exames serão realizados a partir das 7h, no Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini, localizado no 1º andar do Hospital Infantil Márcia Braido.

Mais de 20 profissionais serão destacados para o mutirão, entre médicos e enfermeiros. Serão realizados 120 exames, em três salas, que atenderão simultaneamente. Os pacientes estão sendo avisados da marcação desde o dia 29 de abril, por meio de ligações da Central de Agendamento da Secretaria de Saúde.

“Nosso objetivo é reduzir a fila de espera pelo exame”, esclarece a diretora municipal de Saúde, Dra. Adriana Berringer, projetando outro mutirão de endoscopia para junho. “Desta forma, iremos zerar a fila e atender toda a demanda reprimida.”

EXAME

A endoscopia é feita por meio de um tubo flexível, que coleta imagens em tempo real do aparelho digestivo, do esôfago ao duodeno, passando pelo estômago. O exame permite diagnosticar doenças como refluxo, gastrite, úlcera e câncer. A identificação precoce possibilita o tratamento adequado e amplia significativamente as chances de cura.