São Caetano realiza técnica de cirurgia bariátrica inédita na rede pública do País

Publicado em: 06/02/2020

Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

O pioneirismo nas ações de combate à obesidade gravou mais um importante acontecimento na história de São Caetano do Sul. Dia 31 de janeiro, no Centro de Endoscopia Dr Odair Manzini, localizado no Complexo Hospitalar Municipal, foram realizadas as cinco primeiras cirurgias bariátricas combinadas de videolaparoscopia e endoscopia, por meio do Bariclip. A ação é inédita na rede pública de Saúde no Brasil.

“A cidade avança nos cuidados com os pacientes com obesidade. Além de proporcionar ganhos na qualidade de vida, reduzimos riscos de doenças como AVC (acidente vascular cerebral), cardiopatias, diabetes, depressão, problemas com colesterol, entre outras”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior.

Para a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, “sediar esses estudos e oferecer todo o acompanhamento médico pré e pós-operatório reforçam a preocupação da cidade com a saúde e bem-estar da população”.

Segundo explica o coordenador do serviço de Endoscopia de São Caetano do Sul e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Eduardo Grecco, trata-se de um estudo de protocolos de uma técnica recente utilizada, ainda, somente em países como República Dominicana, Espanha, Croácia e, mais recentemente, no Chile. “É um tratamento inovador, menos invasivo e que permite uma recuperação mais rápida ao paciente. É um marco para o País, e foi possível realizar graças à estrutura que a Prefeitura disponibilizou e à parceria com a FMABC”, avalia.

“O paciente fica, inicialmente, dois anos com o Bariclip no estômago. A estimativa é que a perda de peso seja de 20 a 25%. Para isso, é preciso ter um quadro de obesidade leve ou moderada”, detalha Grecco. “A técnica foi desenvolvida há cinco anos e já contemplou cerca de 250 pessoas no mundo. Agora, o próximo passo é aguardar as questões burocráticas para que possamos realizar o procedimento em outras 50 pessoas que já estão em acompanhamento médico nas unidades de Saúde da Prefeitura.”

COMBATE À OBESIDADE

São Caetano do Sul é pioneira no tratamento de combate à obesidade por ser a primeira cidade do País a oferecer os procedimentos de cirurgia bariátrica na rede pública, sem custos aos pacientes. Inovou, também, com a realização de novas técnicas, como o balão intragástrico e endosutura gástrica.

Tendo como porta de entrada as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a cidade lançou o Grupo de Saúde Diária, no qual pacientes com obesidade são acompanhados por equipe multidisciplinar, como psicólogos, nutricionistas, cardiologistas, gastroenterologistas, entre outros, para que se tornem eletivos aos procedimentos, quando necessário.

VIDA NOVA

“Aguardei esse momento chegar desde 2008. Por algumas razões, não consegui realizar a cirurgia bariátrica antes, mas fiquei radiante com a oportunidade de fazer o procedimento, ainda mais com uma técnica inovadora”, comentou a moradora do bairro Nova Gerty, Sonia Regina Rodrigues Arena, primeira paciente a receber o Bariclip. “Estou me recuperando bem e ansiosa para uma nova vida que começa agora. Minha vontade é recomeçar com mais disposição, saúde e vitalidade, fazendo tudo aquilo que até então não podia fazer, como andar de salto alto ou, simplesmente, cruzar as pernas, que são coisas simples, mas que eram limitadas a mim”.

Passados três dias da intervenção, Sonia se recupera bem e conta que sua expectativa é emagrecer com qualidade, mudando os hábitos alimentares e seguindo as recomendações da equipe multidisciplinar que a acompanha na rede municipal. “Quero ser porta voz do ótimo atendimento que recebi e servir como um incentivo para que mais pessoas possam realizar esses sonhos. Só quem passa por situações limitadoras sabe o quanto é importante ter saúde”, finaliza.