São Caetano reinaugura Centro Cirúrgico com nova estrutura e equipamentos de ponta

Publicado em: 25/05/2018

Prefeito José Auricchio Júnior e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone

O prefeito José Auricchio Júnior e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, reinauguraram, em 24 de maio, o Centro Cirúrgico Prof. Dr. Carlos Alberto Bezerra, no Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul.

Totalmente revitalizado do ponto de vista estrutural e de equipamentos, o centro cirúrgico tornou-se um dos mais modernos do Grande ABC. “Em termos de complexidade, esta é a principal obra que entregamos ao município em 17 meses de gestão”, afirmou o prefeito durante a cerimônia de reinauguração.

“Não foi uma simples reforma. O centro cirúrgico está mais moderno e melhor equipado. Instalamos equipamentos de última geração, que garantirão maior segurança ao paciente e redução dos riscos de infecção”, destacou a secretária Regina Maura. Também por questões de segurança, as primeiras cirurgias do novo centro cirúrgico ocorrerão dentro de 10 dias, período em que todos os equipamentos serão submetidos a testes.

INTERDIÇÃO

O centro cirúrgico estava fechado desde 4 de janeiro de 2017. Em vistoria ao local no início da gestão, o prefeito e a secretária verificaram que o espaço não dispunha de mínimas condições de uso. Havia infiltrações, goteiras e parte do teto havia desabado em uma das salas de cirurgia. De seis salas disponíveis, apenas três continuavam funcionando, em condições precárias.

O espaço, agora, foi totalmente revitalizado. Há seis salas cirúrgicas e tecnologias avançadas que garantem maior eficiência e segurança nas intervenções cirúrgicas, como as mesas cirúrgicas elétricas, painel de monitoramento eletrônico e ar-condicionado com fluxo laminar, que garante a esterilidade do ambiente. “Ele cria uma ‘cortina’ de ar esterilizado em torno da mesa cirúrgica, criando uma barreira que impede a contaminação”, explica a arquiteta Vanessa Fernandes, responsável pela obra.

Os focos cirúrgicos que fazem a iluminação das salas são todos equipados com lâmpadas de LED e dois deles têm câmera de vídeo. A tecnologia oferece gravação e transmissão de cirurgias à distância, o que permitirá a participação de especialistas ou a capacitação de estudantes de Medicina. Sob o piso lavável, de manta vinílica, há um revestimento de cobre que funciona como aterramento e evita interferência entre os equipamentos. “Esse piso condutivo tem a garantia de, no mínimo, 10 anos”, disse a arquiteta.

A Prefeitura investiu R$ 980 mil nas obras, além de R$ 1 milhão em equipamentos, por meio de emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual Alex Manente (PPS).

HOMENAGEM

O nome do centro cirúrgico é uma homenagem a Carlos Alberto Bezerra, professor da Faculdade de Medicina do ABC. Urologista graduado pela Universidade de São Paulo em 1986, o Prof. Dr. Carlos Bezerra foi um profissional querido e respeitado por pacientes e alunos. Faleceu em março deste ano, deixando como legado a lembrança de um profissional competente e dedicado. Bastante emocionada, a esposa do Dr. Carlos Bezerra, Suzette Ferreira dos Santos, agradeceu à homenagem em nome da família. “Esta homenagem nos enche de orgulho. Ela marca a trajetória de um profissional reconhecido por seu trabalho e entusiasmo, sempre buscando inovação para oferecer uma medicina de qualidade”, declarou.