São Caetano se consolida como cidade inclusiva e expande aula de Libras para funcionários

Publicado em: 22/02/2019

Atualmente, 220 colaboradores participam do curso de Libras

Uma cidade cada vez mais inclusiva e com menos barreiras na comunicação. Assim tem sido a realidade em São Caetano nos últimos dois anos a partir da consolidação e expansão do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para moradores e funcionários públicos. Em 2019, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef) ampliou a formação para aulas in loco na Secretaria de Saúde, na sede do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e também na Câmara dos Vereadores, em iniciativa que contempla 70 colaboradores. A qualificação teve início dias 5 e 6 de fevereiro, respectivamente.

“O curso foi reestruturado e atualizado para melhor atender os alunos”, explica a secretária da Sedef, Adriana Gomes da Fonseca. “Recebemos solicitações para a formação de turmas especiais, como na Guarda Civil Municipal (GCM) e o SOS Cidadão 156, a fim de capacitar os profissionais que estão em contato direto com a população”, completa.

Atualmente, 220 pessoas participam do curso de Libras, que passou a ser oferecido nas dependências da Fundação Anne Sullivan. Outra novidade em 2019 é a utilização de recursos digitais nas aulas por meio da plataforma Google Sala de Aula, que trouxeram mais dinamismo e praticidade à formação dos alunos.