São Caetano tem “I Seminário Integridade na Administração Pública”

Publicado em: 15/12/2017

Evento organizado pela Prefeitura foi aberto a todos os servidores públicos do ABC

 

Prefeito José Auricchio Júnior compôs mesa de honra e defendeu a transparência em seu governo (Divulgação/PMSCS)

Cumprindo parte do programa de governo, a Prefeitura de São Caetano do Sul realizou dia 28 de novembro, no auditório do Campus Centro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), o I Seminário Integridade na Administração Pública. Estiveram presentes o prefeito José Auricchio Júnior, o vice-prefeito Beto Vidoski, secretários municipais, vereadores, além de secretários e servidores de outras sete cidades: São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Paulo e Suzano.

O seminário teve quatro painéis, cada um com a exposição sobre temáticas relacionadas à ética, transparência, controle social, compliance e combate à corrupção. Os temas foram ‘Transparência no Setor Público: Rompendo a cultura do segredo’, que teve como expositores o Ouvidor Geral do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro, a Auditora Federal de Finanças e Controle da CGU (Controladoria Geral da União), Priscila Coradi, e a Controladora Geral do Município de São Caetano do Sul, Mylene Gambale.

O segundo painel teve como tema ‘Ética e Integridade: Código de Ética, Código de Conduta e Conflito de Interesses na Administração Pública’, com os expositores Ives Alejandro Munoz, filósofo e professor  coordenador do projeto ‘Educação Ética’, Jaqueline Oliveira, diretora da Divisão de Promoção de Ética da COPI (Coordenadoria de Promoção de Integridade), Tatiana Santos Perrone, coordenadora da Divisão de Promoção de Ética da COPI, e Marcos Sidnei Bassi, Reitor da USCS.

‘Papel das Controladorias na prevenção e combate à corrupção’ foi o tema do terceiro painel do seminário, que teve como expositores a Controladora Geral do Município de São Caetano do Sul, Mylene Gambale, o Controlador Geral do Município de São Paulo, Guilherme Mendes, e o secretário geral do Comcipas (Conselho de Cidadania e Participação Social de São Caetano do Sul), Elísio Peixoto.

Por fim, o quarto painel teve como temática a ‘Lei Anticorrupção (Lei Federal nº 12.846/13) e Compliance’, com os expositores Vander Giordano, diretor Corporativo e Institucional da Multiplan Empreendimentos Imobiliários, Ricardo Cabral, gerente de Compliance da General Motors, e Márcio Aurélio Sobral, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU – Regional São Paulo. Todos sob a mediação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação de São Caetano do Sul, Silvio Minciotti.

O prefeito Auricchio, um dos presentes à mesa de honra na abertura do seminário, ressaltou a importância da transparência na administração pública. “Temos três pilares fundamentais como parte do nosso programa de governo: forte ajuste econômico, a retomada da capacidade de investimento e a transparência pública, que iniciamos ainda no primeiro semestre, com a transformação do Diário Oficial em Diário Oficial Eletrônico e a criação da Controladoria Geral do Município, projeto que lá atrás já vínhamos tratando com a doutora Mylene (Gambale) e estamos vivenciando agora com a realização do seminário”.