São Caetano marca reinauguração do Hospital Albert Sabin e entrega da nova UPA

Publicado em: 14/03/2019

Prefeito José Auricchio Júnior visitou instalações antes do evento de entrega – Foto: Divulgação/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano dará dois grandes presentes à população no dia 16 de março, às 10h30. A reinauguração do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (Rua Aurélia, 101, bairro Santa Paula) e a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho, em prédio anexo.

Com as entregas dos equipamentos, há também outra grande novidade: a reestruturação do sistema de atendimento de urgência e emergência do município. No novo modelo, os portadores do Cid Card (e futuramente do Cartão São Caetano) deverão buscar atendimento no Hospital Albert Sabin. Os que não possuem o Cid Card serão atendidos na UPA.

Já o atendimento infantil (até 14 anos) permanecerá sendo realizado no Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido para quem tem o Cid Card. Quem não possui o cadastro será atendido na nova UPA.

“O novo modelo reorganiza o sistema de atendimento de urgência e emergência. Isso significa um serviço significativamente mais qualificado, com mais agilidade e eficiência no acolhimento aos pacientes”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior. O chefe do Executivo realizou visita técnica às unidades dia 13 de março.

Os atendimentos serão iniciados dia 23 de março, às 7h, tempo necessário para a transferência de toda a estrutura física e de pacientes internados atualmente no Hospital São Caetano.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, destaca que ambas as unidades já iniciarão os atendimentos com o prontuário eletrônico, uma das medidas de informatização da rede que assegura atendimentos mais ágeis e eficientes.

Dentro da nova estratégia também está inserido o plantão médico 24 horas de profissionais da FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) para sanar eventuais dúvidas sobre laudos de exames. A medida resultará em diagnósticos mais precisos.

CAPACIDADE

Com a ampla reforma, o Hospital Albert Sabin contará com três salas de atendimento clínico, ortopedia, cirurgia, psiquiatria, sala de medicação e atendimento oftalmológico aos fins de semana. São 16 leitos de internação clínica, cirúrgica ou ortopédica, nove leitos de UTI e três leitos de psiquiatria. O hospital será entregue com capacidade para realizar 10 mil atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias.

Já a UPA, também com funcionamento 24 horas (abrangendo adulto e infantil), terá três salas de atendimento clínico, duas salas de atendimento pediátrico, uma sala de atendimento odontológico, radiografia, exames laboratoriais, sala de medicação adulto e sala de medicação infantil. São cinco leitos de emergência (adulto e infantil), 15 leitos de observação adulto e sete leitos de observação infantil. A capacidade operacional é de 10 mil atendimentos adultos de urgência e emergência por mês, além de 3,5 mil atendimentos infantis de urgência e emergência por mês.