Publicado em: 09/08/2019
São Caetano venceu uma batalha contra o Aedes aegypti. Esse é o resultado do Comando Contra a Dengue, força-tarefa da Prefeitura, do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) e do Tiro de Guerra 02-069. No dia 3 de agosto foi realizado o quarto e último mutirão da ação, nos bairros Santa Paula, Santo Antônio, Centro e Cerâmica, concluindo a estratégia de contemplar toda a cidade.
O prefeito José Auricchio Júnior parabenizou os mais de 200 voluntários que participaram do Comando. “O Aedes aegypti, apesar de preferir o calor, continua ativo no inverno. Por isso os mutirões nos meses mais frios se configuram um eficiente sistema de prevenção à dengue e às outras doenças transmitidas pelo mosquito, como zika e chikungunya.”
Os voluntários saíram às ruas de todos os bairros de São Caetano para orientar a população e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Somando os quatro mutirões, foram visitados 7.780 imóveis, sendo que os agentes puderam entrar em 4.152 (3.033 estavam fechados e 272 desocupados, além de 323 recusas). O trabalho resultou na eliminação de 341 possíveis criadouros – em 24 imóveis foram encontradas e eliminadas larvas do mosquito.
A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, destacou que todos os equipamentos públicos foram vistoriados, além de agradecer a adesão dos voluntários. “Foi uma ação eficiente e extremamente organizada.”
Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue no País cresceram cerca de 500% em 2019. Alguns estados registram epidemia localizada da doença, incluindo São Paulo (principalmente no interior). A alta preocupa especialistas, que alertam para a possibilidade de as notificações se aproximarem do recorde de 2015, quando foram registrados mais de 1,6 milhão de casos da doença – 62% na Região Sudeste.
Em São Caetano, no primeiro semestre deste ano, foram registradas 139 notificações, sendo que 59 aguardam resultado do laboratório e 46 foram descartadas para dengue. Dos casos confirmados, 26 são importados e oito autóctones (quando a transmissão ocorre no próprio município). No mesmo período de 2018 foram 38 notificações, sendo 29 descartadas. Todos os nove casos confirmados eram importados.
O pessoal que formou a corrente da Prefeitura recebeu treinamento especializado e fez a distribuição de material informativo, com orientações sobre como combater a proliferação do Aedes aegypti e eliminar a água parada.
Algumas dicas são tampar tonéis e caixas d’água; preencher pratos de vasos de plantas com areia; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar os potes de água para animais com bucha; retirar a água acumulada atrás da máquina de lavar roupa; cobrir piscinas e deixar lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas.
MUTIRÕES
No dia 15 de junho, o Comando Contra a Dengue esteve nos bairros Boa Vista, Santa Maria, Oswaldo Cruz e Olímpico. Duas semanas depois foi a vez dos bairros Mauá, Jardim São Caetano, Nova Gerty e São José. No dia 13 de julho, a ação foi realizada nos bairros Fundação, Prosperidade e Barcelona.