Sarampo é tema de encontro entre alunos da FMABC e gestores de saúde da região

Publicado em: 16/12/2022

Representantes das secretarias de Saúde de cinco municípios da região e da vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde estiveram reunidos em 13 de dezembro no Centro Universitário FMABC para a apresentação do “Painel de Informações de Saúde do ABC”, iniciativa do programa de extensão da FMABC que tem como objetivo abrir diálogos com gestores de saúde e conscientizar a população sobre questões importantes relacionadas à prevenção e qualidade de vida.

O tema do encontro foi a cobertura vacinal do sarampo nos municípios da região, apresentando dados retirados da base eletrônica do SUS e apontando possíveis causas e soluções para os baixos índices de imunização nos últimos anos. Os números indicam que a vacinação de sarampo no Grande ABC atingiu 63% do público alvo até novembro de 2022, valor bem abaixo do índice considerado ideal, de 95%.

A pandemia de Covid, movimentos antivacina e disseminação de fake news nas redes sociais foram apontadas pelos estudantes como possíveis razões para a diminuição da cobertura. Os convidados presentes, integrantes das equipes de vigilância epidemiológica de Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, ainda apontaram questões técnicas que ajudam a explicar a queda, como a mudança no sistema de alimentação de dados.

Os estudantes apresentaram, ainda, um folho informativo que será distribuído aos cidadãos, e um vídeo que será exibido para os pacientes do ambulatório do Centro Universitário FMABC, reforçando a importância da vacinação para evitar novos surtos da doença.

PAINEL DE INFORMAÇÕES DA SAÚDE 

A iniciativa faz parte do programa de extensão do Centro Universitário FMABC, e por conta da queda vacinal e aumento de casos o sarampo foi escolhido como primeiro tema abordado pelo grupo, formado por Beatriz Burgos, Cecília Ohta, Leonardo Dionizio e Marcelo Bassi, alunos do primeiro ano do curso de Medicina. O painel abordará outras questões de saúde relevantes para a região da Grande ABC.

“É uma ideia antiga que nós tínhamos, de dar oportunidade para os alunos dialogarem com gestores de saúde e a população através do diagnóstico de algumas situações que comprometem a saúde e para buscar soluções para os problemas que temos na região”, explica a Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, pró-reitora de Extensão do Centro Universitário. “Gostamos demais de trabalhar com esse grupo, eles estudaram muitos artigos e dados para apresentar o painel. Esperamos continuar e fazer com que esse trabalho se torne multidisciplinar” comenta.