Profissionais da Saúde de SCS recebem treinamento com foco em humanização

Publicado em: 27/02/2020

Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

Cerca de 120 profissionais da Enfermagem, Assistência Social, Fisioterapia e Farmácia formaram o público do primeiro encontro do Saúde Acolhedora em 2020. O programa permanente da Prefeitura de São Caetano do Sul visa a humanização do setor, que inclui a requalificação dos cerca de 2.200 servidores da Secretaria de Saúde. A capacitação foi realizada dia 20 de fevereiro, no auditório do Hospital Infantil Márcia Braido.

O prefeito José Auricchio Júnior participou levando a sua experiência como gestor e médico aos servidores. O chefe do Executivo destacou que São Caetano possui indicadores muito positivos no setor, resultado do alto investimento na área – de cada R$ 100 investidos pela Prefeitura, R$ 25 são na Saúde. “Mas às vezes os indicadores se perdem por problemas pontuais. E é aí que uma atitude proativa evita o desarranjo do sistema”, ponderou.

Auricchio ressaltou que atenção, carinho e respeito são indispensáveis no atendimento ao paciente. “É alguém que está sofrendo, hospitalizado ou com um ente hospitalizado. E nós somos a esperança dele. Às vezes uma palavra, um telefonema, ajuda a amenizar a sua angústia”, exemplificou. “Não há recurso que compre ou tecnologia que substitua o atendimento humanizado.”

Também participaram a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, e os diretores do Complexo Hospitalar, Ricardo Carajeleascow (técnico) e Ubirajara de Campos Filho (administrativo).

Médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, funcionários de setores administrativos e da Central de Agendamento, entre outros, estão recebendo orientações dentro do Programa Saúde Acolhedora, iniciado em julho de 2019.