Estratégia de Saúde da Família: Saúde Bucal é tema de palestras em Itatiba

Publicado em: 24/06/2022

Ao todo, 13 pacientes foram orientados sobre o tema

Neste mês de junho duas ações de promoção e prevenção à saúde foram realizadas em Itatiba, interior de São Paulo, por equipes da Fundação do ABC. A primeira na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Nações, com a palestra conduzida pela funcionária Jéssyca Barbosa da Silva Maestre, responsável técnica pelo setor de Odontologia da unidade. Ao todo, participaram 13 pacientes.

O tema abordado foi “A Relação da Diabetes e da Hipertensão Arterial com a Odontologia”. Foram explicados os riscos que estas doenças crônicas podem trazer, curiosidades, possíveis sinais e doenças odontológicas que podem se agravar e provocar danos. Além da palestra, foi realizada uma demonstração de técnica de higiene bucal e orientações. A equipe também reforçou a importância do acompanhamento da equipe multiprofissional. Por fim, os pacientes receberam novas escovas dentais.

 

Pais de crianças especiais participaram de palestra

APAE ITATIBA

A outra ação de promoção à saúde foi conduzida pela dentista Karina Maria Costa, da unidade ESF Colina, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itatiba. Destinada aos pais dos pacientes, a palestra reforçou a importância de cuidar da saúde bucal de filhos com necessidades especiais. Foram abordados temas como escovação correta, uso do fio dental, dieta saudável, adaptadores e outros recursos que podem auxiliar na higienização. Todos os participantes receberam kits de higiene.