Saúde da mulher: FUABC promove palestra sobre “Estresse e Qualidade de Vida”

Publicado em: 11/03/2022

Em parceria com o Grupo NotreDame Intermédica, evento on-line foi direcionado às 19,5 mil funcionárias da FUABC

 

Palestra foi conduzida pela psicóloga Adriana Dantas Jordão, da área de Medicina Preventiva do GNDI – Foto: Reprodução

Considerada uma das maiores entidades de saúde do País, a Fundação do ABC conta hoje com cerca de 19,5 mil funcionárias diretas. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a instituição promoveu uma palestra on-line e gratuita no dia 11 de março para todas as colaboradoras. A ação, realizada em parceria com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), foi conduzida pela psicóloga Adriana Dantas Jordão, da área de Medicina Preventiva do GNDI. O tema abordado foi “Gerenciamento do Estresse e Qualidade de Vida”.

Na atividade, a profissional destacou a importância da manutenção do equilíbrio frente às situações de estresse para uma rotina de vida mais saudável e produtiva, especialmente às mulheres que possuem várias jornadas de trabalho no dia. “Temos de ter uma reação mais adequada ao estresse. Para lidar com ele, é preciso mudar nossa maneira de pensar e agir, aprendendo a administrá-lo, pois todos temos dias mais difíceis e estressantes. Fazemos isso com uma postura mais assertiva, com autocontrole e equilíbrio de comportamento. O sinal de alerta deve ser ligado quando o estresse vira uma condição contínua, e não mais provocado por situações pontuais. Neste caso, torna-se um agente desencadeador de doenças, muitas com potencial risco cardíaco”, explica Adriana.

Para evitar tais gatilhos de ansiedade e estresse, a psicóloga recomenda cuidado especial com o corpo e a mente. “É preciso reservar um tempo na rotina para cuidar de nós mesmos. Fazer o que traz prazer, bem-estar e conforto. A ferramenta essencial é a atividade física, que também auxilia na condição emocional. Os hormônios trabalham a nosso favor. Somos cada vez mais cobradas, com muitas responsabilidades. E temos de dar conta. Porém, se não cuidarmos da gente, não estaremos bem para lidar com o próximo”, finaliza.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

Além da merecida homenagem, a comemoração pelo Dia Internacional da Mulher integra os esforços da Universidade Corporativa da Fundação do ABC para a educação permanente, capacitação e treinamento das equipes. A escolha pelo modelo on-line visou, justamente, alcançar o maior número possível de colaboradoras, tendo em vista a distância de muitas unidades de saúde – como Mogi das Cruzes, Sorocaba e Itatiba – da sede da FUABC, em Santo André.

“Nosso objetivo foi propor uma pausa na rotina, para termos um momento voltado a nós, que nos permita lembrar da importância desse dia, relembrar o que já foi conquistado e saber que a caminhada precisa e deve continuar”, afirma a Diretora de Recursos Humanos da Central de Convênios – FUABC, Ana Paula Barros de Queiroz. 

LUTA FEMININA

O 8 de março é celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1975 como Dia Internacional da Mulher, em memória às operárias de uma fábrica de tecidos nos Estados Unidos, que fizeram grande greve por direitos trabalhistas e foram queimadas. A data simboliza a luta histórica das mulheres em busca de condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, remetia à reivindicação por igualdade salarial. Hoje, o maior objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade por meio de debates, conferências e palestras ao redor do mundo, a fim de combater o preconceito, a desvalorização no mercado de trabalho, o machismo, a violência e os crimes de feminicídio.