Saúde entrega leitos de UTI no Hospital Estadual Mário Covas

Publicado em: 18/04/2017

Secretário adjunto de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, prefeito de Santo André, Paulo Serra, e diretor geral do HEMC, Dr. Desiré Callegari

Maior hospital do Grande ABC passa a contar com 10 novos leitos de UTI e setor de emergência reestruturado; unidade também abriga o primeiro Ambulatório dos Viajantes do ABC

Foram entregues em 17 de abril novos serviços no Hospital Estadual Mário Covas – unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo gerenciada pela Fundação do ABC. Foram investidos R$ 3,3 milhões para melhorias no setor de emergência, criação de novos leitos de UTI e implantação do primeiro Ambulatório dos Viajantes do ABC.

Agora, o hospital conta com total de 52 leitos de Terapia Intensiva, por meio da implantação de 10 novos leitos da UTI, dos quais um de isolamento.

Já a emergência foi reestruturada e modernizada. A reforma abrangeu troca de pisos, forros, instalação de novo sistema de climatização e ar-condicionado, bem como de novas redes elétrica e hidráulica em ambos os setores.

“A modernização do serviço de emergência e a ampliação do número de leitos de UTI garantem maior celeridade e qualidade na assistência. Além disso, com o serviço pioneiro destinado aos viajantes, garantimos que as pessoas sejam devidamente orientadas e protegidas contra doenças infectocontagiosas. A vacinação e a informação são elementos fundamentais para a prevenção”, afirma o secretário adjunto de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano.

VIAJANTES

Pioneiro na região, o Ambulatório dos Viajantes é uma iniciativa da disciplina de Infectologia da Faculdade de Medicina do ABC, voltada ao atendimento de pessoas que se deslocam em viagens nacionais e internacionais e que necessitam de orientação quanto aos cuidados para prevenção de doenças infectocontagiosas na região de destino.

No Ambulatório dos Viajantes, pacientes recebem orientação desde os cuidados com a ingestão de água, alimentos e com picadas de insetos, até orientação vacinal. Informações sobre outros riscos, como trombose em viagens aéreas ou mergulhos, também complementam o serviço.

As equipes médica e de Enfermagem são especializadas e dispõem de recursos técnicos e audiovisuais que proporcionam melhor atendimento e orientação aos viajantes. Os atendimentos foram iniciados na quinta-feira, 2 de março.

O setor está ligado ao CRIE-ABC (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais), que disponibiliza vacinas para a rede pública e aos pacientes que recebem indicação durante as consultas. Concluída a etapa de informação e esclarecimento, as vacinas são aplicadas no próprio Centro.

Pessoas que retornam de viagens com sinais ou sintomas de doenças que possivelmente tenham sido adquiridas durante o período também podem ser atendidas no Ambulatório.

O setor funciona mediante agendamento prévio, às segundas e quintas-feiras, das 12h às 16h, no 3º andar do Hospital Estadual Mário Covas. O acesso é pela entrada do Hospital Dia, na Rua Henrique Calderazzo, 321, Bairro Paraíso, Santo André. Informações e agendamento podem ser efetuadas pelo telefone (11) 2829-5165.