Saúde Mental de São Bernardo terá ‘Brigada de Incêndio’

Publicado em: 14/08/2015

O Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SEESMT) da Fundação do ABC está realizando treinamento para formação de brigada de incêndio junto aos funcionários da área de Saúde Mental de São Bernardo. Até o final de agosto, cerca de 70 colaboradores do CAPS/CEO Alvarenga (Centro de Atenção Psicossocial / Centro de Especialidades Odontológicas) e do CAPS Cidade dos Direitos das Crianças serão certificados como brigadistas. A capacitação conta com parceria do 8º Grupamento de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Bernardo.

Braço de trabalho do Programa de Desenvolvimento Institucional da FUABC (PDI), em julho o SEESMT já havia formado 100 brigadistas no Hospital da Mulher de Santo André. “Estamos trabalhando em parceria com as unidades da Fundação do ABC, propondo o olhar mais amplo sobre as questões relacionadas à segurança no trabalho. De maneira geral, essa área é vista como responsabilidade integral do SEESMT. Porém, estamos sensibilizando gestores e chefias dos equipamentos de saúde para mostrar que a segurança dos trabalhadores é responsabilidade de todos”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior.

A formação da brigada de incêndio visa a proteção da integridade física de funcionários, pacientes e do patrimônio da unidade de saúde. Os integrantes se reúnem periodicamente em encontros de atualização e reciclagem.

TEORIA E PRÁTICA

O treinamento da brigada de incêndio da Saúde Mental de São Bernardo conta com aulas teóricas e práticas de primeiros socorros, assim como de conhecimentos técnicos de equipamentos de combate a incêndio, entre os quais extintores, hidrantes, detectores de fumaça, alarme de incêndio e mangueiras. Durante a capacitação também são ministradas aulas sobre sinais, sintomas e condutas em situações como desmaio, convulsão, ferimentos externos e até mesmo parada cardiorrespiratória, quando os colaboradores simulam massagem cardíaca em boneco experimental.