Publicado em: 16/05/2025
A lavagem das mãos é uma das metas internacionais da segurança do paciente
Em comemoração ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou a campanha “O que os olhos não veem, o paciente sente”.
A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente e pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), teve como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância da higienização correta das mãos como medida essencial para prevenir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRASs), conhecidas popularmente como infecções hospitalares.
A campanha destacou o papel fundamental de cada profissional na promoção da segurança do paciente, reforçando que pequenas atitudes, como lavar as mãos adequadamente, podem salvar vidas. Durante a ação, foram compartilhadas informações e técnicas corretas de higienização, além de ressaltar a responsabilidade coletiva na redução de riscos à saúde.