Segurança do Trabalho formará brigada de incêndio no Hospital da Mulher de Santo André

Publicado em: 12/06/2015

O Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SEESMT) da Fundação do ABC está realizando treinamento para formação de nova brigada de incêndio no Hospital da Mulher de Santo André. Até julho, 100 funcionários da unidade receberão certificados de brigadistas. A capacitação conta com parceria do 8º Grupamento de Bombeiros, da Prefeitura de São Caetano e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santo André e de Mauá.

Braço de trabalho do Programa de Desenvolvimento Institucional da FUABC (PDI), em abril o SEESMT já havia realizado levantamento de risco do Hospital da Mulher e elaborado o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Recentemente, a unidade também ganhou uma comissão de emergência. Formada por médicos, equipe de enfermagem, gestores e funcionários administrativos, o grupo se reúne mensalmente para discutir, principalmente, estratégias de prevenção a incêndios. “Estamos trabalhando em parceria com as unidades da Fundação do ABC, propondo o olhar mais amplo sobre as questões relacionadas à segurança no trabalho. De maneira geral, essa área é vista como responsabilidade integral do SEESMT. Porém, estamos sensibilizando gestores e chefias dos equipamentos de saúde para mostrar que a segurança dos trabalhadores é responsabilidade de todos”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior.

Também em abril, outra unidade que contou com apoio do SEESMT-FUABC foi o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, onde foi realizado treinamento de biossegurança. A bibliografia utilizada baseia-se em normatizações da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério do Trabalho e Emprego (Norma Regulamentadora nº 32), com destaque para temas como “Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos” e “Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes”.

O mesmo treinamento será realizado entre junho e julho no Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHM) – equipamento que, ao lado da Unidade Básica de Saúde Alvorada, recebeu em junho equipamentos de proteção individual (EPIs) e orientações sobre riscos ocupacionais.

Para agosto, o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho programou treinamento gratuito de segurança em instalações elétricas (NR-10). Com carga de 40 horas, a capacitação é destinada a colaboradores de todas as unidades da FUABC que têm contato direto ou indireto com a rede elétrica.