Publicado em: 20/05/2025
Auditório foi todo enfeitado para a ocasião
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o município, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) realizou, nos dias 15 e 16 de maio, evento alusivo à Semana da Enfermagem com o tema “A Enfermagem do CHMSA Vale Ouro”. Organizada pela diretoria do hospital e pela gerência de enfermagem, a atividade reuniu cerca de 250 profissionais em duas sessões diárias com programação de homenagens, palestras, exibição de um filme e reflexão espiritual.
Para a ocasião, a unidade transformou seu auditório em um cenário de premiação hollywoodiana, com direito a elementos icônicos que remetem ao Oscar: tapete vermelho e até a reprodução da famosa estatueta aos melhores do cinema logo na entrada. Estrelas com os nomes dos setores do hospital nas paredes e mesas enfeitadas com elegantes panos escarlates completavam a decoração temática, reforçando a mensagem de que as verdadeiras estrelas da saúde são os seus profissionais.
PROTEÇÃO
No dia 15, o evento contou com oração e bênção do padre Vanderlei Ribeiro, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do subdistrito de Utinga, que reforçou a importância do apoio espiritual no ambiente hospitalar. Como exemplo, o CHMSA tem atividades das capelanias católica e evangélica, com muita interação com a enfermagem.
Já no dia 16, a Dra. Kelly Pico, secretária adjunta de Saúde de Santo André, destacou a dedicação dos profissionais. “Vocês são luzes na vida de muita gente. A enfermagem já nasceu humanizada, porque é feita de cuidado e amor. Essa semana, recebi o relato de uma família que perdeu um ente querido, mas saiu do hospital agradecida pelo atendimento digno que recebeu aqui. Isso é ouro puro”, afirmou.
O diretor-geral do CHMSA, Dr. Willian Faria, ressaltou a transformação do hospital graças ao empenho da equipe. “Se hoje somos reconhecidos, é porque vocês, enfermeiros e técnicos, são o coração e o pulmão desta casa. Muitas vezes, a correria não nos deixa parar e agradecer, mas hoje é o momento de dizer: vocês fazem a diferença”, declarou.
Valéria dos Santos, gerente de Enfermagem, reforçou o papel essencial desses profissionais. “Vocês são a linha de frente do cuidado. A voz que acolhe e as mãos que confortam. Mesmo diante de desafios, continuam firmes, com coragem e empatia. São pilares do nosso SUS e motivo de orgulho para o CHMSA”, disse.
IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO
Um dos momentos mais impactantes foi a exibição do filme sobre Ignaz Semmelweis, médico húngaro pioneiro na defesa da lavagem das mãos para reduzir infecções hospitalares no século XIX. Em 1847, ele iniciou um estudo para investigar por que as enfermarias médicas registravam mortalidade três vezes maior que as das enfermeiras na realização dos partos.
Sua pesquisa revelou que os médicos manipulavam cadáveres e faziam procedimentos sem higienizar as mãos, enquanto as parteiras mantinham o hábito de lavá-las. Diante da descoberta, Semmelweis implementou protocolos rígidos em que exigiu, entre outros cuidados, que os médicos lavassem as mãos. Com essas medidas, a taxa de mortalidade nas enfermarias médicas equiparou-se às das parteiras, comprovando a eficácia de suas práticas.
Na sequência, Flaviana Gonçalves Rubio, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), destacou a lição deixada pelo filme. “Um médico estudou as parteiras para entender por que elas tinham mais sucesso nos partos. Descobriu que a diferença era a higienização. Ou seja, a enfermagem já fazia certo desde 1847! Por isso dizemos que a equipe do CHMSA vale ouro”, comentou.
RELAXAMENTO
O evento terminou com uma sessão conduzida por Luciene Postigo, coordenadora de Enfermagem da Pediatria, que falou sobre a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. “Saúde não é apenas ausência de doença, mas qualidade de vida, lazer e equilíbrio emocional. Cuidem de si para continuarem cuidando dos outros com excelência”, aconselhou.
Assim, o CHMSA reafirma, por meio de iniciativas como esta, seu compromisso com uma cultura organizacional que valoriza o trabalho em equipe, a inovação e, sobretudo, a dedicação de cada colaborador que faz da unidade uma referência em atendimento público de saúde.