Semana de Enfermagem do Hospital Mário Covas aborda qualidade de vida e autoconhecimento

Publicado em: 13/05/2022

Palestra “A importância do autocuidado para os profissionais de Enfermagem” marcou a celebração da categoria

 

A atividade foi aberta pela diretora de Enfermagem da unidade, Maria Elisa Ravagnani Gonçalves Ramos

A Semana de Enfermagem 2022 do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, contou com a realização de palestra nos dias 9 e 10 maio direcionada aos profissionais da área. O foco da atividade foi a importância do autocuidado para os profissionais de Enfermagem sob a temática “Desafios da Enfermagem Contemporânea”.

O professor Sergio Baldassin, da disciplina de Psiquiatria e Psicologia Médica do departamento de Neurociências do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), apresentou a palestra no auditório do hospital.

A atividade foi aberta pela diretora de Enfermagem da unidade, Maria Elisa Ravagnani Gonçalves Ramos, que enfatiza a importância do Dia e da Semana da Enfermagem para o debate e valorização profissional, bem como para a ampliação do conhecimento.

“Neste período do ano, tradicionalmente, promovemos atividades em comemoração à data, mas sempre estabelecendo um tema que possa contribuir pessoal e profissionalmente com a equipe de Enfermagem. Em 2022, o principal objetivo é abordar a qualidade de vida dos profissionais, inclusive mental, com foco na busca de melhorias pessoais e consequentemente reflexos na qualidade da assistência ao paciente”, explica a diretora.

COMEMORAÇÃO MUNDIAL

O Dia Internacional dos Enfermeiros e Enfermeiras ou Dia Internacional da Enfermagem é celebrado em todo o mundo em 12 de maio. A data remete ao nascimento de Florence Nightingale, em 1820. A enfermeira italiana foi pioneira no tratamento de feridos de guerra e sua obra é considerada revolucionária e avançada para a época, com profundo impacto na saúde e na reorganização dos serviços de saúde em todo o mundo.

No Brasil, além do Dia da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se a Semana da Enfermagem, instituída em meados dos anos 40 em homenagem à Anna Justina Ferreira Nery, conhecida como Ana Nery. A enfermeira brasileira, nascida em 1814, é apontada como a primeira enfermeira voluntária do Brasil que participou na condição de assistente na Guerra do Paraguai.

PALESTRANTE

O professor Dr. Sergio Baldassin é graduado pela Faculdade de Medicina do ABC (1982), mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), doutor pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atualmente é professor da disciplina de Psiquiatria e Psicologia Médica do Departamento de Neurociências da FMABC. Criou e coordena o Fórum Nacional de Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina (FORSA) e também coordena a Comissão de Saúde Mental do Médico da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). É fundador do Núcleo do Bem-Estar do Discente (NUBEM) da FMABC e do Núcleo de Atendimento aos Funcionários do Hospital Estadual Mário Covas.