Publicado em: 26/11/2019
Parceria entre Fundação do ABC e Governo do Estado, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas Baixada Santista (IIER-BS), no Guarujá, organizou em 29 de novembro a 14ª edição do Ciclo de Palestras de orientação e atualização, cujo objetivo é propagar informações atuais sobre manejo, prevenção e tratamento das mais diversas doenças infecciosas. Os temas pautados para a ocasião serão ‘Sepse’ e ‘Imunizações’.
Direcionado a profissionais e estudantes da área da saúde, agentes comunitários e conselheiros de saúde de toda a região metropolitana da Baixada Santista, o evento ocorreu no Teatro Municipal Procópio Ferreira. Ao final das palestras foram entregues certificados aos participantes.
PROGRAMAÇÃO
Entre os temas pautados para o ciclo de palestras esteve a sepse, um quadro que pode surgir como resposta inflamatória do organismo a uma agressão aos tecidos e órgãos. Pode levar ao choque, falência múltipla dos órgãos e até mesmo à morte – especialmente se não for reconhecida precocemente. Segundo o Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS), entre 27 e 30 milhões de pessoas são afetadas todos os anos pela sepse. Destas, de 6 a 9 milhões morrem. O assunto foi abordado pelo Dr. Thiago Bueno, da USP de Ribeirão Preto, e pela Dra. Andréa Alves da Silva, do IIER-BS.
Já o tema “Imunizações” esteve sob responsabilidade da Dra. Carolina Márquez da Costa Masutti, do Serviço de Assistência Especializada de Santos / Itanhaém (SAE), que falará sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças.
Ao término das palestras, o debate foi aberto ao público e os palestrantes tiraram dúvidas e trocaram informações com a plateia.