Publicado em: 09/12/2016
Novembro foi um mês especial para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Fundação do ABC, o SEESMT. Foram diversas ações prevencionistas visando conscientizar os colaboradores da FUABC e da Central de Convênios.
Para atingir os objetivos foram utilizadas duas ferramentas. A primeira foi o treinamento da brigada de incêndio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos e da UPA Rodeio de Mogi das Cruzes, com foco na prevenção, abandono de área, combate a princípio de incêndio e a incêndio, assim como nos primeiros socorros, visando preparar as equipes para eventuais emergências.
A outra ferramenta foi a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, prevista na Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5), do Ministério do Trabalho e Emprego. O SEESMT participou da organização da SIPAT da UPA de Santos e da própria Central de Convênios, que pela primeira vez foi realizada de forma descentralizada. Com periodicidade anual, a SIPAT é uma das atividades obrigatórias da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Central de Convênios
Maior unidade mantida da Fundação do ABC, a Central de Convênios (CC) organizou entre 28 de novembro e 2 de dezembro a edição 2016 de sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Com intuito de aumentar a participação dos colaboradores e facilitar o acesso aos funcionários de centenas de unidades vinculadas à CC, pela primeira vez o evento foi descentralizado, com atividades divididas em diferentes equipamentos de saúde.
O Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André foi palco das palestras “Depressão: a doença do século” e “Hepatite: saber e cuidar”, enquanto a Escola da Saúde de Santo André sediou “Saúde mental: manejo a crise” e o anfiteatro da UBS Vila Dayse recebeu os temas “LER e DORT: prevenção e cuidados” e “Descarte de resíduos da saúde”.
Em São Caetano, o Hospital Maria Braido reuniu colaboradores em duas ocasiões: “Aplicação da ergonomia postural no local de trabalho” e “Estresse x alimentação”. Na UBS Rudge Ramos, em São Bernardo, o assunto em destaque foi o “Transtorno afetivo bipolar: saiba quando o humor vira doença”.
O encerramento da SIPAT 2016 da Central de Convênios foi marcado por duas atividades. No CHM houve apresentação do grupo de teatro do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santo André. Já no anfiteatro da sede da CC houve palestra sobre “Síndrome de Burnout: o impacto na vida pessoal e profissional”, comandada pela psicóloga Adriana Dantas Jordão, do Grupo de Medicina Preventiva da NotreDame Intermédica.
Primeiros ‘cipeiros’ de São Mateus
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Fundação do ABC realizou de 21 a 25 de novembro deste ano curso de formação para os primeiros ‘cipeiros’ do contrato de gestão para as unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus. Após a capacitação, foram empossados 30 membros para a gestão 2016/2017, sendo 16 titulares e 14 suplentes – metade eleita pelos colaboradores e metade indicada pelo empregador.
A CIPA é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo principal a redução de acidentes de trabalho e de doenças contraídas nesse ambiente. Seus membros reúnem-se mensalmente para discutir pontos importantes da segurança dentro das unidades e para propor ações relacionadas a não conformidades verificadas.
O treinamento para São Mateus ocorreu no anfiteatro da sede da Central de Convênios, em Santo André. Entre os temas abordados estiveram “Definição de Acidentes de Trabalho. O que é CIPA?”, “Legislação trabalhista – C.F / CLT / Leis trabalhistas”, “Ferramentas da qualidade na investigação de acidentes do trabalho”, “Agentes Ocupacionais, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Análise Preliminar de Risco (APR)”, “Mapa de risco, estudo do ambiente e das condições de trabalho”, “Prevenção e combate a incêndio”, “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e medidas de prevenção”, “Metodologia de investigação de acidentes e doenças do trabalho”, e “Plano de trabalho e cronograma anual”.
SIPAT na Medicina ABC
Sob responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a Faculdade de Medicina do ABC realizou entre os dias 21 e 25 de novembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, que neste 2016 teve como tema central “Priorizando a vida com saúde e segurança”. Foram cinco dias de trabalho intenso para levar aos colaboradores informações sobre saúde e segurança, dentro e fora do ambiente organizacional. Entre os temas abordados constaram “A importância do uso e conservação dos EPI’s”, “Transtorno de perfil sexual: pedofilia e zoofilia”, “Comportamento no ambiente profissional”, “Fluxo do Gerenciamento de Resíduos da Instituição” e “DST/AIDS”. Além das palestras, a professora Fernanda Castilho, juntamente com alunos do curso de Terapia Ocupacional, realizou intervenção nos diversos setores da faculdade.