Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho comanda treinamentos e SIPATs

Publicado em: 09/12/2016

Novembro foi um mês especial para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Fundação do ABC, o SEESMT. Foram diversas ações prevencionistas visando conscientizar os colaboradores da FUABC e da Central de Convênios.

Treinamento da brigada de incêndio da UPA Central de Santos

Treinamento da brigada de incêndio da UPA Central de Santos

Para atingir os objetivos foram utilizadas duas ferramentas. A primeira foi o treinamento da brigada de incêndio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos e da UPA Rodeio de Mogi das Cruzes, com foco na prevenção, abandono de área, combate a princípio de incêndio e a incêndio, assim como nos primeiros socorros, visando preparar as equipes para eventuais emergências.

A outra ferramenta foi a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, prevista na Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5), do Ministério do Trabalho e Emprego. O SEESMT participou da organização da SIPAT da UPA de Santos e da própria Central de Convênios, que pela primeira vez foi realizada de forma descentralizada. Com periodicidade anual, a SIPAT é uma das atividades obrigatórias da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Central de Convênios

Maior unidade mantida da Fundação do ABC, a Central de Convênios (CC) organizou entre 28 de novembro e 2 de dezembro a edição 2016 de sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Com intuito de aumentar a participação dos colaboradores e facilitar o acesso aos funcionários de centenas de unidades vinculadas à CC, pela primeira vez o evento foi descentralizado, com atividades divididas em diferentes equipamentos de saúde.

A psicóloga Adriana Dantas Jordão, do Grupo de Medicina Preventiva da NotreDame Intermédica

A psicóloga Adriana Dantas Jordão, do Grupo de Medicina Preventiva da NotreDame Intermédica

O Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André foi palco das palestras “Depressão: a doença do século” e “Hepatite: saber e cuidar”, enquanto a Escola da Saúde de Santo André sediou “Saúde mental: manejo a crise” e o anfiteatro da UBS Vila Dayse recebeu os temas “LER e DORT: prevenção e cuidados” e “Descarte de resíduos da saúde”.

Em São Caetano, o Hospital Maria Braido reuniu colaboradores em duas ocasiões: “Aplicação da ergonomia postural no local de trabalho” e “Estresse x alimentação”. Na UBS Rudge Ramos, em São Bernardo, o assunto em destaque foi o “Transtorno afetivo bipolar: saiba quando o humor vira doença”.

O encerramento da SIPAT 2016 da Central de Convênios foi marcado por duas atividades. No CHM houve apresentação do grupo de teatro do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santo André. Já no anfiteatro da sede da CC houve palestra sobre “Síndrome de Burnout: o impacto na vida pessoal e profissional”, comandada pela psicóloga Adriana Dantas Jordão, do Grupo de Medicina Preventiva da NotreDame Intermédica.

Primeiros ‘cipeiros’ de São Mateus

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Fundação do ABC realizou de 21 a 25 de novembro deste ano curso de formação para os primeiros ‘cipeiros’ do contrato de gestão para as unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus. Após a capacitação, foram empossados 30 membros para a gestão 2016/2017, sendo 16 titulares e 14 suplentes – metade eleita pelos colaboradores e metade indicada pelo empregador.

A CIPA é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo principal a redução de acidentes de trabalho e de doenças contraídas nesse ambiente. Seus membros reúnem-se mensalmente para discutir pontos importantes da segurança dentro das unidades e para propor ações relacionadas a não conformidades verificadas.

O treinamento para São Mateus ocorreu no anfiteatro da sede da Central de Convênios, em Santo André. Entre os temas abordados estiveram “Definição de Acidentes de Trabalho. O que é CIPA?”, “Legislação trabalhista – C.F / CLT / Leis trabalhistas”, “Ferramentas da qualidade na investigação de acidentes do trabalho”, “Agentes Ocupacionais, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Análise Preliminar de Risco (APR)”, “Mapa de risco, estudo do ambiente e das condições de trabalho”, “Prevenção e combate a incêndio”, “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e medidas de prevenção”, “Metodologia de investigação de acidentes e doenças do trabalho”, e “Plano de trabalho e cronograma anual”.

SIPAT na Medicina ABC

Sob responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a Faculdade de Medicina do ABC realizou entre os dias 21 e 25 de novembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, que neste 2016 teve como tema central “Priorizando a vida com saúde e segurança”. Foram cinco dias de trabalho intenso para levar aos colaboradores informações sobre saúde e segurança, dentro e fora do ambiente organizacional. Entre os temas abordados constaram “A importância do uso e conservação dos EPI’s”, “Transtorno de perfil sexual: pedofilia e zoofilia”, “Comportamento no ambiente profissional”, “Fluxo do Gerenciamento de Resíduos da Instituição” e “DST/AIDS”. Além das palestras, a professora Fernanda Castilho, juntamente com alunos do curso de Terapia Ocupacional, realizou intervenção nos diversos setores da faculdade.