Serviço de Oncologia do Hospital Estadual Mário Covas recebe investimento

Publicado em: 25/08/2021

Área de Oncologia do HEMC conta com três novos consultórios

Mesmo em meio à pandemia, serviços de saúde do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, foram mantidos em várias especialidades médicas. Desde fevereiro de 2020, grande parte da estrutura, instalações e pessoal foram mobilizados para receber os pacientes com Covid-19. Apesar disso, também foram atendidas emergências clínicas, traumas e realizados tratamentos diversos. Ao mesmo tempo foram feitos investimentos pelo Hospital e iniciados novos projetos. Entre eles, a reforma e ampliação da área destinada ao atendimento da Oncologia e Quimioterapia, que já está finalizada.

As obras na Oncologia começaram em fevereiro, com investimento de R$ 102 mil do Governo do Estado para construção de mais três consultórios e instalação de forro de gesso, luminárias de led, equipamentos hidráulicos para assepsia das mãos, além da construção de cobertura com isolamento térmico e acústico. A área recebeu ainda a climatização dos ambientes e instalação de piso vinílico. Para a realização do projeto foi necessária a contratação de serviços e locação de equipamentos de construção. O hospital também mobilizou equipe própria para conclusão das obras, em março deste ano.

ONCOLOGIA

A ampliação da área da Oncologia em 43m² foi necessária para adequar o atendimento aos milhares de pacientes que mensalmente procuram o serviço, principalmente a criação de novos consultórios para melhorar o fluxo de consultas. O setor registra média mensal de 735 consultas oncológicas e 309 consultas hematológicas, enquanto os tratamentos por quimioterapia e hormonioterapia têm média mensal de 1.417 aplicações.

PROJETOS E RADIOTERAPIA

Com a previsão de que o atendimento aos pacientes com Covid-19 tenha significativa queda nos próximos meses, o HEMC se mobiliza para a retomada gradativa de cirurgias eletivas e de outros procedimentos médicos. Projetos como a reforma e ampliação do CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), a criação da UCP (Unidade de Cuidados Paliativos) e a conclusão e inauguração do Centro de Radioterapia estão previstos para este ano. Aditamento de contrato do Ministério da Saúde para a construção do muro do Centro de Radioterapia está em andamento e o mobiliário será entregue em breve pelo Governo do Estado de São Paulo.