SESMT da Central de Convênios encerra 2022 com 2.500 participações em treinamentos

Publicado em: 23/12/2022

O Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios, da Fundação do ABC, organizou em 2022 uma série de treinamentos in loco sobre segurança do trabalho para todos os funcionários que atuam nas unidades de Saúde de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Ao todo, foram mais de 2.500 participações.

As capacitações aplicadas foram sobre: biossegurança (fluxo de acidentes, materiais perfurocortantes, doenças profissionais, Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e métodos de prevenção); princípios de combate a incêndio (classes de incêndio, métodos de extinção, utilização de extintores e rotas de fuga); segurança com produtos químicos (estudo das Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ); e ergonomia (definições, movimentações de pacientes, postura e organização de trabalho).

Os treinamentos foram dirigidos a colaboradores de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Residências Terapêuticas, Centro de Controle de Zoonoses, áreas administrativas, entre outras.

“Tivemos um número expressivo nas participações em 2022 e o apoio das Secretarias de Saúde foi fundamental para alcançarmos este resultado. O feedback dos participantes foi muito positivo e repetiremos o feito a cada ano para que os nossos funcionários sejam sempre atualizados com relação às questões de segurança e saúde no trabalho”, explica o engenheiro-chefe de Segurança do Trabalho, Amaury Machi Junior.