SESMT da FUABC promove treinamento no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos

Publicado em: 26/05/2023

Funcionários da Fundação do ABC lotados no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos “Dr. Osíris Florindo Coelho” participaram, entre 15 e 18 de maio, de treinamento com a equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da FUABC para instalação da primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA).

A atividade foi conduzida pela técnica em Segurança do Trabalho da FUABC, Yasmin Leôncio de Lima, com apoio do engenheiro chefe de Segurança de Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior, responsável pelo setor.

No treinamento foram abordados temas como estudo do ambiente, das condições de trabalho e dos riscos originados do processo produtivo; noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção dos riscos; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária; noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho; organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão; e prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho.

CONTRATO

Em março de 2022, a Fundação do ABC foi declarada vencedora do chamamento público nº 002/2022, da Secretaria de Estado da Saúde, para gerenciamento do Serviço de Urgência e Emergência (PS Adulto) do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. Trata-se do único hospital de “porta aberta” da região para atendimento adulto, situado entre cidades que não contam com Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A publicação do resultado ocorreu em 19 de março no Diário Oficial do Estado. O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos é referência na região do Alto Tietê.