Setembro Amarelo: Hospital Nardini organiza palestra sobre prevenção do suicídio

Publicado em: 23/09/2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe multidisciplinar de Saúde Mental do Hospital Nardini e da Rede de Saúde de Mauá participou dias 14 e 15 de setembro de palestras sobre a campanha Setembro Amarelo, que alerta sobre o suicídio. O tema do evento, organizado no auditório do hospital, foi “A vida é a melhor escolha”. A ação foi promovida pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (NEPEP) da unidade.

Um dos convidados foi o ator e militante da luta antimanicomial, Railson de França Tavares, também integrante do Núcleo de Trabalho e Arte (Nutrarte), serviço de oficinas terapêuticas e de geração de renda ligado à Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo. No período diurno, a palestra teve o tema “Todos juntos na prevenção ao suicídio”, ministrada pela psicóloga Adriana Silva, a terapeuta ocupacional Eliana Galvano Cantelli e a assistente social Kátia Francisca Murillo, todas especialistas em Saúde Mental. Também houve interpretação musical com o auxiliar de enfermagem Adriano Alves dos Santos.

Já no plantão noturno, o tema da palestra foi “Fitoterápicos na saúde mental”, ministrada pela nutricionista Viviane Moura, especialista em prescrição de fitoterápicos e suplementação nutricional. O educador físico Byron Rodrigues também deu aulas de danças urbanas para os participantes. De brinde, todos receberam sachês de chá confeccionados pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do hospital e produzidos com ervas cultivadas na horta da unidade. A ação teve apoio do setor de gestão de resíduos e sustentabilidade.

“Nesta edição do setembro amarelo optamos por ações lúdicas, no intuito de levar os profissionais à reflexão e ao acolhimento ao outro, pois o assunto merece atenção e exige uma abordagem delicada, objetivando que a vida é a melhor escolha”, disse a coordenadora de Enfermagem, Juliana Ferreira Alves, especialista em Saúde Mental.