Sexualidade durante a pandemia é abordada em evento do Cremego

Publicado em: 18/09/2020

A sexualidade humana em tempos de pandemia de Covid-19 foi tema de live do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) em 13 de setembro. Para falar sobre o assunto foi convidado o médico ginecologista e chefe do Setor de Saúde e Medicina Sexual do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dr. Eliano Pellini.

O especialista citou que a sexualidade já foi afetada por diversas outras crises na história, como a disseminação das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), na década de 1960, o HIV, em 1980 e, atualmente, a Covid-19.

“As primeiras duas semanas da pandemia no Brasil foram as mais dramáticas para a sexualidade, com todas as mudanças sociais e preocupações financeiras. Nesse período, ninguém fez sexo. A partir de abril, as coisas começaram a melhorar. Os casais que moravam juntos e estavam bem começaram a ter um sexo mais criativo. Porém, para os casais que já estavam em desgaste, o sexo já terminou há tempos”, afirmou.

Além disso, Dr. Eliano também mencionou outros impactos da pandemia na saúde sexual, como a redução da vacinação contra o HPV em adolescentes e a diminuição da entrega de contraceptivos nas unidades básicas de saúde, o que irá afetar no seguimento dos tratamentos anticoncepcionais de muitas mulheres.

“Quando acabar a pandemia, a sexualidade pode voltar de forma bagunçada, como uma maneira de compensar o tempo perdido. Pode existir um aumento das ISTs e de gestações indesejadas, por exemplo”, explicou.

O especialista também falou sobre o uso de testes sorológicos para encontros sexuais seguros, a prática da telemedicina na ginecologia, entre outros temas. A live na íntegra está disponível no YouTube do Cremego: https://www.youtube.com/watch?v=5k0OeWmjhwA.