Sistema ‘Notifica FUABC’ completa um ano e fortalece cultura de segurança

Publicado em: 05/10/2026

Período foi marcado por aprendizados e construção coletiva, demonstrando a importância de as equipes identificarem falhas antes que elas atinjam os pacientes

 

O Notifica FUABC é um projeto capitaneado pela Diretoria de Qualidade e ESG

A implantação do Notifica FUABC vem avançando de forma gradual e abrangente nas unidades gerenciadas pela Fundação do ABC e no Centro Universitário FMABC. Até dezembro de 2026, 27 unidades e serviços serão contemplados pela ferramenta, dos quais 24 já tiveram a implantação concluída.

O movimento teve início no Hospital Estadual Mário Covas (Santo André), em 1º de outubro de 2025, com a implantação da solução desenvolvida internamente pela Fundação do ABC. Trata-se de um trabalho colaborativo entre as Diretorias de Tecnologia da Informação e de Qualidade e ESG, destinado ao registro e ao acompanhamento de incidentes e não conformidades.

Depois do ‘Mário Covas’, o sistema foi implantado na UBS Jardim Ana Maria e no Poupatempo da Saúde, também em Santo André, e, posteriormente, no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá.

A expansão continuou pelos serviços do território de São Mateus, na Capital paulista, contemplando o CAPS Infantil e Adolescente, o CEO II, o CER III, o Hospital Dia Dr. Henrique Carlos Gonçalves, o Pronto Atendimento São Mateus II e o SAD São Mateus.

Posteriormente, o Notifica FUABC chegou ao AME Santo André, ao PAI Baixada Santista (Santos) e ao AME Araçatuba, ampliando sua presença nas áreas de Atenção Especializada e Atenção Domiciliar.

Na Atenção Primária à Saúde, a implantação avançou para as UBS Cidade São Jorge, Clínica da Família Alzira Franco, Jardim Marek e Vila Guiomar, em Santo André. Depois, o sistema passou a integrar também o Complexo de Saúde de São Caetano do Sul e, em São Mateus, as AMAs Jardim da Conquista III, Jardim Tietê I, Jardim São Francisco, Jardim das Laranjeiras e Jardim Santo André.

Mais recentemente, o sistema foi implantado no Hospital Municipal de Diadema e segue em expansão no Centro Universitário FMABC — contemplando o ambulatório e o laboratório — e no Hospital da Mulher de Santo André, com previsão de conclusão em dezembro deste ano.

ANIVERSÁRIO

Um ano após o início da utilização da ferramenta, o balanço revela algo que vai além dos números: as equipes estão aprendendo a identificar os riscos antes que resultem em danos.

Entre 1º de outubro de 2025 e 25 de setembro de 2026, foram realizados 4.761 registros, sendo 1.789 incidentes e 2.972 não conformidades. O dado que mais chama a atenção da Diretoria de Qualidade e ESG, porém, é outro: cerca de 37% das notificações de incidentes correspondem a circunstâncias de risco e quase-incidentes, o chamado near miss.

Ou seja, são situações que apresentavam risco, mas que foram identificadas e interrompidas antes que atingissem o paciente ou causassem algum dano. É o que ocorre, por exemplo, quando um profissional percebe um item faltante no carrinho de emergência antes de utilizá-lo. Esses registros são importantes porque permitem identificar fragilidades nos processos e corrigi-las antes que ocorra um evento adverso.

A leitura pode parecer contraintuitiva. Afinal, muitas notificações não significariam, necessariamente, mais problemas? Não é isso que a equipe de Qualidade observa. “Em serviços de saúde, em qualquer lugar do mundo, os riscos existem, e a segurança não depende de que nada dê errado, mas de reconhecer o que deu errado — ou quase deu — e corrigir o rumo”, explica Karen Amaral, gerente corporativa de Qualidade da FUABC. “Quando um profissional registra uma situação que não chegou ao paciente, ele dá à instituição a chance de agir cedo, sem que ninguém precise sofrer as consequências”.

Qualquer colaborador pode registrar incidentes e não conformidades, de forma identificada ou anônima, e a proposta é que essas informações sirvam para melhorar os processos, e não para apontar culpados. Os dados reunidos ajudam as unidades a entenderem onde estão suas fragilidades e a ajustarem os fluxos e as rotinas com mais rapidez.

A construção desse processo é coletiva e envolve profissionais de diferentes áreas, que contribuem diariamente para que as informações geradas pelas notificações se transformem em conhecimento, aprendizado e oportunidades de melhoria.

A Fundação do ABC segue avançando na expansão e na melhoria do Notifica FUABC, com o propósito de fortalecer a gestão de riscos, o compartilhamento de aprendizados e a segurança nos diferentes pontos da rede. Como diz o lema da ferramenta, “Notificar é cuidar: sua atitude faz a diferença!”