Sob elogios, Hospital de Campanha na UPA Central de Santos completa um mês em funcionamento

Publicado em: 30/04/2021

Unidade conta com 40 leitos, sendo metade de enfermaria e metade de UTI; usuários registram mensagens de agradecimento

 

A paciente Denise Oliveira Meireles da Silva, 66 anos, ficou 10 dias internada na unidade

Em atividade desde 31 de março, o Hospital de Campanha instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos completa um mês em funcionamento. A unidade opera atualmente com 40 leitos, sendo 20 de UTI e 20 de enfermaria. Ao todo, são 177 funcionários, além de outros 40 que compõem a equipe médica e de fisioterapia. Em um mês foram internados 72 pacientes, sendo 44 na enfermaria e 28 na UTI.

O esforço para a abertura dos novos leitos, que funcionam no segundo e terceiro andares da UPA, tem sido compensado pelo reconhecimento de usuários e pacientes, inclusive nas redes sociais. Vários depoimentos de agradecimento foram publicados, especialmente direcionados à humanização das equipes assistenciais.

Um deles é da filha da paciente Denise Oliveira Meireles da Silva, 66 anos, que ficou 10 dias internada na enfermaria do hospital de campanha, entre 16 e 26 de abril. A família inteira foi infectada pela Covid-19, mas apenas ela precisou de atendimento de urgência, devido ao agravamento dos sintomas como tosse e enjoos. Por conta do quadro persistente, a idosa desenvolveu uma leve pneumonia que foi tratada na internação. A filha, Renata Meireles, fez um emocionado relato sobre o atendimento recebido pela mãe.

“Em nome de toda a minha família, preciso registrar nosso agradecimento para toda a equipe do Hospital de Campanha da UPA Central de Santos. Tivemos medo, dúvidas e os profissionais da unidade foram e são impecáveis, sob todos os aspectos. Quanto amor, dedicação e profissionalismo. São soldados de Deus na Terra lutando a guerra contra a Covid. Encontrei na equipe de Assistência Social não só o ombro para chorar, mas o apoio para entender e confiar no processo de internação. Equipe de enfermagem, fisioterapeutas e médicos que cuidaram da minha mãe deram todo apoio necessário e lutaram esta batalha com ela. Estendo meu agradecimento às equipes de Limpeza, Nutrição e ao pessoal administrativo, por cada sorriso que ela recebeu e aqueceu nosso coração. Continuamos rezando por todos os profissionais de Saúde que estão na linha de frente. Que Deus abençoe sempre o caminho de vocês. Viva o SUS e à Medicina”, relata a filha.

Em um mês foram internados 72 pacientes na unidade, sendo 44 na enfermaria e 28 na UTI

A gerente da UPA Central de Santos, Zilvani Guimarães, descreve a sensação de dever cumprido ao tomar conhecimento das mensagens de gratidão, com destaque para o atendimento humanizado junto às famílias. “Comemoramos a alta de cada paciente. Os familiares estão muito satisfeitos com o serviço e o cuidado que estamos tendo com seus entes queridos. Temos um espaço muito bom, totalmente equipado e preparado para oferecer a melhor assistência. Além disso, diariamente a equipe do Serviço Social realiza videochamadas, justamente para que os pacientes internados possam se comunicar com as famílias. Montamos equipes muito dedicadas. Médicos, enfermagem, fisioterapeutas e todos os demais envolvidos estão empenhados em oferecer atendimento humanizado. Em um momento tão difícil, conseguimos organizar um grupo coeso e extremamente motivado. O carinho de cada um tem feito a diferença”.

Gerente administrativa da Central de Convênios, Sabrina Cafolla destaca a qualidade da gestão do serviço, especialmente quanto à agilidade no processo de implantação dos novos leitos. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados em tempo recorde, com destaque para a fundamental atuação da nossa gerente Zilvani, que tornou todo o processo mais prático e eficaz. Seguiremos firmes no propósito de salvar o maior número de vidas possíveis. Toda a equipe está de parabéns”, finaliza.