Sustentabilidade da FUABC divulga vencedores de concurso de fotografias

Publicado em: 09/06/2022

Narcisio Alves de Lima, Elson Queiróz e Taiane Cristine Paladino, da Fundação do ABC e Central de Convênios

O Departamento de Sustentabilidade da Fundação do ABC sorteou, dia 6 de junho, três arranjos de jardim do tipo terrário referentes à premiação do concurso interno de fotografias “Uma Só Terra”, organizado pela FUABC e Central de Convênios, em parceria com o Centro Universitário FMABC. O nome do concurso é o mesmo escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, em 5 de junho, cujo objetivo é estimular a vida sustentável em harmonia com a natureza. A iniciativa também é alusiva à Semana Nacional do Meio Ambiente.

O objetivo do concurso foi sensibilizar os colaboradores sobre a responsabilidade individual e a importância de adotar hábitos rotineiros que contribuem com a preservação da natureza e a saúde do planeta. Entre os dias 31 de maio e 3 de junho funcionários das três unidades mandaram diversas fotos de ações sustentáveis que já realizam em suas rotinas e concorreram às premiações.

O sorteio foi realizado na sala do Departamento de Auditoria e Controle Interno da FUABC e contou com as participações dos colaboradores Danilo Correa Cordeiro, do Centro Universitário FMABC, e Elson Nascimento Queiróz e Nataly Caceres de Souza, da Fundação do ABC. Os vencedores do sorteio foram:

Fundação do ABC: Narcisio Alves de Lima (Departamento de T.I.)

Centro Universitário FMABC: Mauriene Lisboa (Setor de Higienização e Limpeza)

Central de Convênios: Taiane Cristine da Silva Paladino (Departamento de Recursos Humanos)

O funcionário sorteado pela Fundação do ABC, Narcisio Alves de Lima, demonstrou que contribui com a preservação do meio ambiente a partir da reutilização de materiais. Na rotina de trabalho, o colaborador utiliza copo reciclado e garrafa reaproveitada para consumir água, evitando o uso de copos descartáveis.

Danilo Correa Cordeiro e Mauriene Lisboa, do Centro Universitário FMABC

Pelo Centro Universitário FMABC, a vencedora Mauriene Lisboa registrou o momento de quando destinou corretamente resíduos domésticos de acordo com cores e categorias, em contribuição ao trabalho de cooperativas de reciclagem que recebem a doação do material. A atitude também colabora com a redução dos resíduos enviados a aterros sanitários.

Na Central de Convênios, a colaboradora Taiane Cristine da Silva Paladino fez a destinação ecologicamente correta de óleo de cozinha, que pode ser utilizado como matéria-prima para produzir sabão caseiro. A ação também evita a contaminação de água, plantas e animais. A colaboradora também fez o registro da separação de resíduos recicláveis e comuns, organizando entre secos e úmidos.