Sustentabilidade da FUABC divulga vencedores do sorteio de composteiras

Publicado em: 06/05/2022

Iniciativa integra ações da 2ª edição da Semana da Compostagem Brasil

 

Pedro Charles, Mylene Gambale e Danila Marques

O Departamento de Sustentabilidade da Fundação do ABC sorteou nesta sexta-feira (06/05) três composteiras para colaboradores das sedes administrativas da Fundação do ABC e da Central de Convênios. A iniciativa é alusiva à 2ª edição da Semana da Compostagem Brasil, realizada em 2022 entre os dias 1° e 7 de maio.

Ao todo, 60 colaboradores participaram do sorteio e se inscreveram via e-mail para concorrer às composteiras. As vencedoras foram: Danila Marques, Mylene Gambale e Thainara Alves.

A composteira doméstica é uma das formas de reciclar o próprio lixo orgânico, economizar água e energia elétrica e contribuir com a redução do impacto no meio ambiente.

O QUE É COMPOSTAGEM?

A técnica é conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico. A ideia é transformar a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O serviço de reaproveitamento de resíduos orgânicos para criação de adubo também protege o solo contra a degradação e reduz a quantidade de resíduos gerados no meio ambiente.

Algumas unidades gerenciadas pela FUABC têm se mobilizado para incorporar a técnica em suas rotinas. No Hospital Nardini, em Mauá, o método tem alcançado resultados promissores. Por dia, são depositados cerca de 75 quilos do material nas composteiras instaladas na unidade. Mensalmente, cerca de 2 toneladas de lixo orgânico já deixaram de ser encaminhadas ao aterro municipal. Já o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), gerenciado pela FUABC em parceria com o Governo do Estado, e o Hospital da Mulher, em Santo André, estão em fase de preparação para iniciar a técnica.

SEMANA DA COMPOSTAGEM

A 2ª edição da “Semana da Compostagem Brasil – Planta Feliz” é realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil e o grupo Composteiros do Brasil. Trata-se de uma plataforma de mobilização social criada para quebrar paradigmas, orientar, ensinar e tirar dúvidas sobre a prática de reciclagem de resíduos orgânicos. O evento tem por objetivo incentivar as práticas e enaltecer os benefícios da compostagem para as pessoas, comunidades, empresas, instituições, governos, cidades e sociedade em geral. Mais informações pelo site www.semanadacompostagem.com.br.