Sustentabilidade da FUABC organiza campanha sobre o Dia Mundial da Água

Publicado em: 28/03/2023

Amanda de Oliveira Novaes, Christiane Ribeiro de Oliveira, Denise Alves Pires Angeli e Elson Queiroz

O Departamento de Sustentabilidade da Fundação do ABC promoveu entre os dias 22 e 24 de março a campanha “Dia Mundial da Água: Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, baseada em tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ação consistiu numa mobilização entre colaboradores da Fundação do ABC, Central de Convênios e Centro Universitário FMABC. As equipes foram convidadas a enviar frases sobre exemplos de ações sustentáveis que realizam em suas rotinas, com relação à economia e preservação do recurso natural. Os participantes concorreram a três miniumidificadores de ar.

Os vencedores da campanha da FUABC foram: Denise Alves Pires Angeli (Departamento de Recursos Humanos da FUABC); Christiane Ribeiro de Oliveira (Laboratório de Microbiologia da FMABC) e Amanda de Oliveira Novaes (Contabilidade da Central de Convênios). O sorteio ocorreu no dia 27 de março.

O objetivo da campanha foi engajar os colaboradores a assumirem o protagonismo em ações relacionadas à preservação e valorização da água. A funcionária Denise Alves Pires Angeli, por exemplo, afirmou que aproveita a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal e os banheiros.

Christiane Ribeiro de Oliveira, do Centro Universitário FMABC, informou que coleta a água da chuva e utiliza para irrigar o jardim e lavar as calçadas. Também completou sua participação com a frase: “Cuidar da água é cuidar da vida de todos os seres da terra! A nossa saúde começa preservando o bem mais precioso do planeta!”.

Amanda de Oliveira Novaes, da Central de Convênios, relatou que fica atenta aos vazamentos no sistema de encanamento, lava a louça e escova os dentes com a torneira desligada, além de utilizar o chuveiro de forma consciente com tempos mínimos.

Durante a Campanha do Dia Mundial da Água 2023, a área de Sustentabilidade da FUABC recebeu vários e-mails e formulários de colaboradores que adotam iniciativas imprescindíveis à preservação e economia da água. Ao todo 47 funcionários participaram da iniciativa.

CONSCIENTIZAÇÃO

A Organização das Nações Unidas definiu para o Dia Mundial da Água 2023, celebrado em 22 de março, o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, com o objetivo discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.