Publicado em: 28/09/2023
A área de Sustentabilidade da Fundação do ABC realizou, entre 19 e 26 de setembro, a campanha “Dia da Árvore – O que você quer colher no futuro”, em comemoração ao dia instituído para celebrar um dos símbolos da natureza.
O objetivo da campanha foi engajar os colaboradores da sede Administrativa da FUABC e da Unidade de Apoio Administrativo – Central de Convênios a refletirem sobre a beleza e importância da árvore para o futuro, através de sementes mágicas com palavras positivas como amor, equidade, paz e saúde.
Durante a ação, os funcionários foram incentivados a plantar as sementes e cuidar das mudas, para depois tirarem uma selfie com a planta e concorrerem a três ingressos de cinema. O sorteio ocorreu em 27 de setembro, quando foram contemplados o analista financeiro, Marcos Luiz Biz, a analista de Recursos Humanos, Priscila Moura da Silva Aguiar, e o coordenador de RH, Diego Cadete Martins.
CELEBRAÇÃO
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Dia da Árvore (21 de setembro) é comemorado desde 1965, quando o Decreto Federal nº 55.795 instituiu na data a Festa Anual das Árvores. Essas estruturas vegetais são essenciais para manter a vida no planeta, pois fornecem oxigênio puro; ajudam na manutenção de umidade e na temperatura do ambiente; protegem o solo e as nascentes dos rios; além de abrigarem e preservarem animais.
No Dia da Árvore, é importante refletir sobre a preservação ambiental e os desafios enfrentados pelas florestas. O desmatamento continua sendo uma ameaça às matas brasileiras, com taxas de degradação em crescimento. De acordo com um levantamento do projeto MapBiomas, a perda de vegetação nativa no Brasil acelerou nos últimos 10 anos, de 2013 a 2022. Durante esse período, houve uma perda total de 12,8 milhões de hectares de vegetação nativa, o que representa um aumento de 120% em relação ao período de 2008 a 2012.