Terapia Ocupacional melhora ergonomia no ambiente de trabalho da Medicina ABC

Publicado em: 30/05/2018

Iniciativa faz parte do estágio dos alunos do 4º ano do curso de T.O.

 

Estudantes desenvolveram apoios de pés com materiais recicláveis

Alunos do 4º ano do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC têm se esforçado para melhorar a ergonomia no local de trabalho dos funcionários da instituição. Desde 2017, o estágio na área de Saúde do Trabalhador é feito no campus universitário — antes ficava no Hospital Estadual Mário Covas —, junto aos colaboradores da FMABC. O primeiro setor beneficiado foi a Secretaria Acadêmica.

“A turma de 2017 deu início ao trabalho de ergonomia na Secretaria Acadêmica, com objetivo geral de analisar os reflexos do dia de trabalho na saúde de cada funcionário. Entre as queixas mais presentes esteve a dor”, relata a aluna do 4º ano de T.O., Gabrielle Ferreira da Silva, que detalha: “Para melhorar o ambiente de trabalho, foram propostas ações como sessões de massagem e de relaxamento, assim como atividades artísticas, com objetivo de diminuir o estresse do dia a dia e melhorar a qualidade de vida. Além disso, com apoio do projeto AdapTO, foi possível iniciar a troca de apoio para os pés na Secretaria Acadêmica”.

O projeto AdapTO de Mobiliários Adaptados em PVC funciona no próprio campus universitário e também é um campo de estágio para os alunos de Terapia Ocupacional. Teve início em 2010, como a primeira oficina no Estado de São Paulo destinada a fabricação de móveis em PVC para facilitar a acessibilidade e a reabilitação de pessoas com disfunções neuromotoras. Cadeiras, mesas, andadores e carteiras escolares são montadas a partir de tubos, conexões, forros, chapas e outros produtos em PVC, cujo baixo custo permite o acesso às famílias de baixa renda. Os mobiliários são fabricados de acordo com necessidades específicas de cada paciente e ajustados ao seu crescimento.

“Aproveitamos o trabalho realizado para pacientes na oficina do AdapTO, com intuito de também beneficiar os funcionários. Até então, os apoios para os pés na Secretaria Acadêmica eram feitos de madeira, todos iguais e com pouquíssimo uso pelos colaboradores. Para mudar essa realidade, os estagiários da T.O. desenvolveram apoios para os pés em PVC, personalizados, considerando cada indivíduo como único. Para isso, levou-se em conta a altura de cada funcionário, a distância da cadeira para o chão e o ângulo entre o encosto e o assento”, explica a também aluna do 4º ano de T.O., Beatriz Carella Bueno.

O feedback dos colaboradores tem sido positivo. “Eu já queria algo relacionado à ginástica laboral, pois sentia muita dor. Em 2017, quando as estagiárias me convidaram para os grupos, aceitei na hora. Participei de tudo. Por relatar minhas constantes dores, surgiu a proposta do novo apoio para os pés. Fui uma das beneficiadas e, com a utilização, não me sinto mais como antes. A qualidade de vida melhorou”, conta a funcionária Vera Lúcia Conti.

Colaborador da FMABC e estudante de Fisioterapia, Davi Santos ratifica: “Fui conhecer o grupo, por acreditar na importância da Terapia Ocupacional em um trabalho interdisciplinar. Encontrei propostas que já esperava, como alongamentos, e outras que não esperava, como meditação e massagem, por exemplo. Reforço para aqueles que ainda não puderam participar a importância e os benefícios desse trabalho, pois as atividades ajudam o nosso próprio bem-estar”.

CAMPOS DE ESTÁGIO

Além dos estágios em Saúde do Trabalhador e no AdapTO, os estudantes do 4º ano de Terapia Ocupacional também passam no campus pelas áreas de Oncologia e Hebiatria. O trabalho tem sequência no Hospital Estadual Mário Covas, na área de Reabilitação Física, e no Centro de Saúde Escola da FMABC, em Capuava, onde são trabalhadas as áreas de Desenvolvimento Infantil e de Gerontologia. Em São Caetano, os estágios são em Saúde Mental, sediados em unidades do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.