Terapia Ocupacional participa do maior evento de reabilitação da América Latina

Publicado em: 15/05/2015

O curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC participou em abril da 14ª edição da Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. A graduação da FMABC contou com estande fixo, que destacou os trabalhos realizados no Projeto AdapTO de Mobiliários Adaptados em PVC. O evento entre os dias 9 a 12 teve lugar no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, promovido pela Fiera Milano.

Com crescimento de 20% e público de 52 mil visitantes, a 14ª Reatech se consolidou como o maior evento da América Latina dedicado à reabilitação, inclusão e acessibilidade. Trata-se de feira cujo objetivo central é disseminar o conceito da inclusão social, apresentar novas tecnologias e lançamentos do setor, além de oferecer aos visitantes palco com shows e desfiles, equoterapia, test-drive de carros adaptados, quadras poliesportivas, seminários, workshops e oficinas com profissionais renomados. “É um evento de extrema importância para a área de tecnologia assistiva e reabilitação. É sempre uma honra para o curso e para a FMABC participar”, afirma a coordenadora da Terapia Ocupacional da FMABC, professora Andréia Zarzour Abou Hala Corrêa, lembrando que a TO também contou com estande nas edições 2011 e 2014.

“Percebemos neste ano procura muito maior do que nas edições anteriores. Muitas pessoas foram até nosso estande para encontrar o trabalho e não para conhecê-lo”, revela a terapeuta ocupacional da FMABC, Natasha Carreño, que acrescenta: “Ficamos bastante contentes com esse novo momento do AdapTO, em que a população já conhece e indica nosso trabalho. Sem dúvidas as redes sociais têm exercido papel fundamental na divulgação das atividades e na ampliação da visibilidade do projeto”.

Outro ponto importante foi a troca de experiências e a abertura de horizontes para novas parcerias. “Ao apresentarmos o trabalho, ampliamos a rede de contatos, trocamos experiências e informações com outras pessoas e empresas. A Reatech tem esse perfil. Possibilita a aproximação entre as instituições, favorece a cooperação e possíveis futuras parcerias”, garante Natasha Carreño, que cita como exemplo convite recebido durante a 14ª Reatech para que a FMABC participe da Semana Senac de Inclusão e Diversidade, organizada pelo Senac São Paulo.

Além da ampliação do trabalho desenvolvido na AdapTO, a participação na Reatech também promove o curso de Terapia Ocupacional e a própria Faculdade de Medicina do ABC como instituição de ensino pioneira no campo da tecnologia assistiva. “Nossos alunos participam da feira e têm oportunidade de conhecer diversos campos de atuação do terapeuta ocupacional. Além disso, também podem ampliar sua rede de contatos e ter ideias para novos projetos e trabalhos acadêmicos”, detalha a terapeuta ocupacional da FMABC.

MÓVEIS ADAPTADOS EM PVC

Inaugurada em novembro de 2010 no campus da FMABC, em Santo André, a AdapTO Mobiliários Adaptados em PVC é a primeira oficina no Estado de São Paulo destinada a fabricação de móveis em PVC para facilitar a acessibilidade e a reabilitação de pessoas com disfunções neuromotoras. Cadeiras, mesas, andadores e carteiras escolares são montados a partir de tubos, conexões, forros, chapas e outros produtos em PVC, cujo baixo custo permite o acesso às famílias de baixa renda.

Os mobiliários são fabricados de acordo com necessidades específicas de cada paciente e ajustados ao seu crescimento. São de fácil manuseio e também trazem entre as vantagens resistência à água, durabilidade, adaptação e excelentes resultados terapêuticos. Dependendo da configuração, o custo equivale a apenas 10% de um móvel tradicional em outro material.

O estande da AdapTO/FMABC ficou disponível durante toda a feira e contou com participação de seis docentes, além da terapeuta ocupacional Natasha Carreño e da estagiária Luci Takiuchi. Além disso, cerca de 80 alunos do curso visitaram a feira.