Titular da FMABC é homenageado no ‘Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia’

Publicado em: 23/10/2015

Professor titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. César Eduardo Fernandes foi homenageado pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) durante o “XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia”. Realizado no Transamerica Expo Center entre 27 e 29 de agosto, o evento destacou o docente da FMABC para o Prêmio Mérito SOGESP 2015 em função de “sua contribuição à Defesa Profissional e Educação Médica Continuada na SOGESP nos anos de 2010 a 2015”.

388_dr_cesar_divulgacao_sogesp“Acreditamos que devemos sempre homenagear as pessoas que tenham se destacado na Ginecologia ou na Obstetrícia, todos aqueles que contribuem para o crescimento, seja no papel de associado, de algum diretor da SOGESP, ou um grande professor”, explicou em seu discurso o presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, Jarbas Magalhães, ao anunciar o prêmio de mérito deste ano: “Ele é um excelente professor, que vai deixar discípulos. Já ensinou muito em sua área, que é a Ginecologia Endócrina, e deu show em duas mesas em que participou durante o congresso. Não existe uma pessoa hoje na Ginecologia-Obstetrícia do país que fez mais no campo associativo, que fez mais pela defesa profissional, do que meu grande amigo César Eduardo Fernandes. Na SOGESP, ele instalou uma locomotiva”.

Emocionado, o homenageado subiu ao palco para receber o prêmio e agradeceu à SOGESP pela honraria. “Sinto-me compromissado em lutar por melhores condições de trabalho, por melhores condições de assistência à saúde das mulheres. Eu me sinto tão motivado, talvez pela vida já ter me dado mais do que eu esperava receber. A vida me deu uma família bonita, um casamento bem-sucedido e lindas filhas, hoje cidadãs que contribuem com seu trabalho para um país melhor. Tenho também duas netas e uma boa qualidade de vida. Pessoalmente, não quero mais nada, apenas que a vida me dê saúde e me mantenha motivado”, afirmou Dr. César Eduardo Fernandes, ao acrescentar: “Eu estou preocupado com o trabalho associativo, com os jovens médicos e as dificuldades que estão enfrentando, e com o momento que nosso país está vivendo. Acho que hoje tenho mais a fazer pelos outros e quero muito menos para mim. É por isso que me sinto extremamente agraciado com esse prêmio e com a generosidade que meus queridos colegas de trabalho me honraram”.

 

DESTAQUE ACADÊMICO

Dr. César Eduardo Fernandes graduou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1975), onde também realizou a residência médica em ginecologia e obstetrícia (1979), mestrado (1994) e doutorado (1996). Defendeu a livre docência na Universidade Federal da Bahia (2004) e desde 2011 é professor titular de Ginecologia Faculdade de Medicina do ABC, com aulas nos cursos de graduação e pós-graduação. Na Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo foi presidente por dois mandatos (2010-2011 e 2012-2013), secretário-geral (2008-2009) e atualmente é diretor científico e coordenador da Comissão de Valorização Profissional / Honorários Médicos (2014-2015). Neste ano, foi eleito presidente para o mandato 2016-2019 da Febrasgo – Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia.