Titular da Ginecologia está entre “Melhores Médicos de São Paulo”

Publicado em: 08/06/2018

Pesquisa do Datafolha entrevistou 822 médicos da cidade de São Paulo para descobrir quem são os melhores em 11 especialidades

 

Dr. César Eduardo Fernandes é professor titular de Ginecologia da FMABC

A Revista da Folha, do jornal Folha de S. Paulo, trouxe recentemente a reportagem de capa “Melhores Médicos”, baseada em pesquisa do Datafolha que entrevistou 822 médicos da cidade de São Paulo “para descobrir quem são suas maiores referências”. Ao todo foram 27 nomes apontados em 11 especialidades. Entre eles, Dr. César Eduardo Fernandes, professor titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e atual presidente da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Sobre o docente do ABC, a revista publicou: “Só havia quatro médicos em Martinópolis (SP), onde César cresceu. O ginecologista lembra de quando o pai infartou, aos 44: ‘Minha mãe tinha uma bandejinha, um bule e uma xícara com renda para servir café que ela só usava quando o médico ia em casa. Os olhos do meu pai brilhavam só de vê-lo. Aquilo me encantava’. Fez carreira na Santa Casa e migrou para a Faculdade de Medicina do ABC em 2000, onde é professor titular. Interessado em alterações hormonais, ele investiga meios de tratar problemas pós-menopausais, como atrofia vaginal e osteoporose”.

Dr. César Eduardo Fernandes foi lembrado na categoria “Ginecologistas/Obstetras” por 8% dos médicos entrevistados. Outro destaque da pesquisa do Datafolha, na categoria “Cardiologistas”, é o Dr. Fabio Biscegli Jatene. Formado na turma de 1978 da FMABC, ele foi escolhido por 7% dos entrevistados. Atualmente é professor titular da disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

TITULAR DE GINECOLOGIA

Nascido em 1º de outubro de 1950, em Araçatuba (SP), Dr. César Eduardo Fernandes graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1975), onde também realizou a residência médica em ginecologia e obstetrícia (1979), mestrado (1994) e doutorado (1996). Defendeu a livre docência na Universidade Federal da Bahia (2004). Iniciou sua trajetória na Faculdade de Medicina do ABC em meados de 2000, como chefe do setor de Climatério, Ginecologia Endócrina e Planejamento Familiar do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. Desde 2011 é professor titular de Ginecologia na FMABC, com aulas nos cursos de graduação e pós-graduação. Na Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, foi presidente por dois mandatos (2010-2011 e 2012-2013), secretário-geral (2008-2009), e diretor científico e coordenador da Comissão de Valorização Profissional / Honorários Médicos (2014-2015). Em 2015, foi eleito presidente para o mandato 2016-2019 da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia.