Treinamento em Praia Grande aborda plano de ação contra o sarampo

Publicado em: 31/08/2018

Estratégia inclui maior atenção aos sintomas em pessoas atendidas nas unidades de saúde da cidade

 

Capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde Pública, da Prefeitura de Praia Grande, em conjunto com o Irmã Dulce (Foto: HMID/Antonio Cassimiro)

Profissionais de saúde de Praia Grande participaram nesta semana de um treinamento visando intensificar a atenção aos sintomas do sarampo. Pessoas que passarem pelos postos de saúde da cidade com sinais característicos da doença devem ser examinadas para a devida notificação e atendimento. A busca ativa por pacientes que viajaram a outros estados recentemente também foi uma das recomendações transmitidas às equipes.

Devem ser observadas situações como febre alta, acima de 38,5 graus, exantema (manchas vermelhas na pele, que podem ou não coçar), além de dores pelo corpo, moleza, prostração, acompanhadas ou não de conjuntivite, coriza e tosse – que também são sintomas de outras doenças, como a rubéola.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rita de Cássia Pereira, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a capacitação também tem a finalidade de permitir que profissionais de enfermagem se familiarizem e notifiquem adequadamente as eventuais suspeitas. “Muitos profissionais de enfermagem e até de medicina ainda não se depararam com casos de sarampo, já que era uma doença considerada erradicada no País há muitos anos”, salientou.

No evento, também foi abordada a necessidade de orientação e advertência sobre a vacinação, tendo a vista a proximidade das ocorrências. “Ouvimos no noticiário que os casos acontecem mais na fronteira da Venezuela, mas não significa que não devemos nos preocupar. Com confirmações em São Paulo e em outros estados, é preciso estar em alerta”, destacou a enfermeira.

A transmissão do sarampo ocorre diretamente, de pessoa para pessoa, por tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, a doença é considerada altamente contagiosa e a única forma efetiva de prevenção é a vacina.

As capacitações são organizadas pela enfermeira Liliana Vaz de Lima, diretora da Divisão do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria de Saúde Pública, em conjunto com o setor de Educação Continuada, a cargo da enfermeira Fabiana Dourado, sob coordenação da Diretora de Enfermagem do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Renata Meroti.

Conforme o diretor-geral do Irmã Dulce, Dr. Ricardo Carajeleascow, os treinamentos permitem maior preparo das equipes para lidar com situações diversas e emergenciais. “É uma oportunidade para troca de informações, o que se constitui em uma atualização profissional importante. É um cuidado observado no governo do prefeito Mourão para continuar disponibilizando à população um atendimento sempre qualificado”, disse.

CAMPANHA

Neste sábado (01/09), Praia Grande fará mais um “Dia D de Vacinação”. Serão três pontos de atendimento: Litoral Plaza Shopping, Usafa Real e Secretaria de Saúde Pública.

Todas as crianças de 1 a 5 anos incompletos devem receber as doses, inclusive as que já se vacinaram em anos anteriores. A vacinação continua também durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em todas as Usafas. De acordo com as atuais diretrizes do Ministério da Saúde, as doses continuarão disponíveis nas unidades mesmo após o fim da campanha.

Só não podem tomar a vacina gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de seis meses de idade e pessoas imunocomprometidas (com doenças que abalam fortemente o sistema imune).