Treinamentos contribuem para queda da mortalidade infantil em Praia Grande

Publicado em: 26/07/2018

Índice recente divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que em 2015 a média para cada mil nascidos vivos no município era de 17,3 óbitos, passando para 13,8 em 2017

 

Capacitação realizada em julho para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas abordou técnicas de reanimação neonatal

A fim de manter em níveis cada vez menores as taxas de mortalidade infantil em Praia Grande, equipes da maternidade do Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) vêm passando por constantes treinamentos. Em julho, foram abordadas técnicas de reanimação neonatal que preveem ações logo no primeiro minuto de vida dos recém-nascidos. O aperfeiçoamento profissional é uma das medidas da Prefeitura para qualificar os serviços de saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados este mês, Praia Grande apresentou uma das maiores quedas no índice de mortalidade infantil na Baixada Santista. Em 2015, a média para cada mil nascidos vivos no município era de 17,3 óbitos, passando para 13,8 em 2017.

Realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap), as atualizações permitem maior troca de informações para disseminar conhecimentos relativos ao cuidado neonatal, como preconiza o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A iniciativa defende que a atenção no primeiro atendimento é fundamental para a sobrevida de recém-nascidos, especialmente em relação aos casos de asfixia perinatal.

Segundo a pediatra especializada em Neonatologia, Dra. Marilene Kiskissian Martins, da UTI Neonatal do hospital, a atenção passa imediatamente pela identificação de situações de risco. “Os cuidados vão desde o transporte à estabilização imediata após a reanimação. Deve-se focar no chamado ‘minuto de ouro’, referente ao primeiro minuto de vida. É quando verificamos se o bebê precisa ou não de cuidados, sob risco de poder vir à óbito”, explicou.

Para o diretor-geral do Complexo Hospitalar, Dr. Ricardo Carajeleascow, as capacitações realizadas em Praia Grande voltadas aos profissionais que atuam na Atenção Básica e no Irmã Dulce tendem a promover resultados cada vez melhores. “O prefeito Alberto Mourão entende como prioridade a melhoria da taxa de mortalidade e não medirá esforços para chegarmos a um dígito, no prazo mais curto possível. Trata-se de uma atuação que poucas cidades realizam e que são cruciais na busca de patamares importantes na área da saúde. Este é o objetivo da sintonia entre a Prefeitura e Fundação do ABC”, disse.

O treinamento realizado em julho focou técnicas de reanimação neonatal e foi destinado a equipes médicas e de enfermagem do Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, além de fisioterapeutas.

Além de Marilene Kiskissian Martins, ministraram o curso as médicas da UTI Neonatal, também com especialização em Neonatologia, Dra. Daniela Gabbia e Dra. Tatiana Antunes de Lara. Além de atenderem na unidade, todas atuam como instrutoras sobre o tema em outros hospitais da região, enquanto representantes da Sociedade Brasileira de Pediatria.