Três UBSs de Mauá atendem 559 pacientes em um fim de semana

Publicado em: 01/04/2021

Medida adotada pela Secretaria de Saúde desde 13 de março tem ajudado as UPAs durante período de agravamento da pandemia

 

Foto: Edu Guimarães/PMM

No terceiro fim de semana de abertura das UBSs (Unidades de Básicas de Saúde) para ajudar a desafogar a alta demanda nas quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Mauá, principalmente durante período de agravamento da pandemia, as unidades Magini, São João e Zaíra 1 atenderam juntas 559 pessoas dias 27 e 28 de março (sábado e domingo). Deste total, 361 pessoas apresentaram sintomas de síndrome respiratória e 46 testaram positivo para a Covid-19.

O objetivo da ação, além de aliviar as UPAs, é identificar previamente o grau de complicação dos casos de Covid. A Secretaria de Saúde decidiu abrir UBSs aos fins de semana em 13 de março. O projeto-piloto foi realizado com as unidades da Magini e do Zaíra 1. Diante do resultado positivo, a medida foi estendida uma semana depois para a UBS São João. A Prefeitura de Mauá avalia a possibilidade de ampliar a cobertura aos sábados e domingos.

Somando os três finais de semana que a medida foi implantada, 1.606 pessoas foram atendidas nas UBSs e 127 pessoas positivaram. A ação conta com a participação de cerca de 60 profissionais, entre os quais médicos, equipe de enfermagem, administrativo e auxiliares de farmácia, responsáveis pela entrega de medicação aos pacientes.