UBS Recanto Verde e Sol é bicampeã da ‘Gincana pela Amamentação de São Mateus’

Publicado em: 18/09/2018

Competição integrou as atividades da ‘Semana Mundial
do Aleitamento Materno’ do contrato de gestão São Mateus

 

Neste ano, UBS Recanto Verde e Sol conquistou o bicampeonato na “Gincana pela Amamentação de São Mateus”

A Fundação do ABC, por meio da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, organizou em 21 de agosto a ação “Amamenta São Mateus”, em comemoração à 26ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). O tema central escolhido para 2018 foi “Amamentação é a base da vida”, com foco na redução da pobreza, nutrição e segurança alimentar. As atividades ocorreram das 8h às 13h, na Av. Mateo Bei, 1.055, em São Mateus (SP).

A partir de árduo trabalho do grupo de gestão do contrato São Mateus e da Supervisão Técnica de Saúde, o “Amamenta São Mateus” envolveu todas as equipes do território que desenvolvem ações em favor do aleitamento materno. Entre as atividades programadas estiveram apresentações artísticas e as palestras “O desmame precoce e as consequências para a criança, família e comunidade” e “O estresse tóxico precoce infantil”, ambas sob responsabilidade do Dr. José Martins Filho, pediatra e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também já foi reitor.

 

GINCANA PELA AMAMENTAÇÃO

O encerramento do evento foi marcado por homenagens e premiações da 5ª edição da “Gincana pela Amamentação de São Mateus”. A competição reuniu equipes do território em ações favoráveis ao aleitamento materno, que incluem a sensibilização e orientação em estabelecimentos comerciais da região, divulgação da legislação que protege o aleitamento materno (NBCAL), decorações temáticas, elaboração de paródias e bandeiras da amamentação, pontos de descarte criativos para bicos e chupetas – com orientações das equipes odontológicas sobre os malefícios desses objetos –, além do incentivo às mães que amamentam para que doem o excedente a um banco de leite humano.

Neste ano, a unidade bicampeã foi a UBS Recanto Verde e Sol. Em segundo lugar ficou a UBS Palanque, seguida para UBS Jardim da Conquista III.

“A amamentação garante um começo de vida pleno, contribuindo para a saúde e bem-estar das crianças e mulheres. No território de São Mateus, desenvolvemos inúmeras ações em prol da promoção, apoio e proteção ao aleitamento materno, com grupos semanais e ações educativas nas unidades de saúde”, descrevem a enfermeira apoiadora institucional e interlocutora da Saúde da Criança, Erika Cristina Machtura de Alcântara Madeira, e a colaboradora da Fundação do ABC, Maria Goreti de Oliveira, que atua no Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) – iniciativa integrada à Estratégia Saúde da Família, fundamental para o adequado cuidado na primeira infância, que trabalha o aleitamento materno e a sustentabilidade, potencializando as ações em favor da qualidade de vida no território.