UBS Rudge Ramos ganha três novas clínicas para atendimentos odontológicos

Publicado em: 25/01/2019

Modernos e completos, consultórios serão reforçados com profissional odontogeriatra, que fará atendimentos exclusivos ao público da terceira idade, dentro do programa “Cuidadoso”

Unidade do Rudge Ramos já contava com dois dentistas e um auxiliar de saúde bucal (Foto: PMSBC/Gabriel Inamine)

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, entregou em 21 de janeiro três novos consultórios odontológicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rudge Ramos. Modernas e totalmente equipadas, as clínicas serão reforçadas com profissional odontogeriatra, que realizará atendimentos exclusivos ao público da terceira idade, dentro do programa “Cuidadoso”, instituído em junho do ano passado com intuito de oferecer atendimento especializado aos idosos. As novas estruturas também irão trazer importante ganho de qualidade no atendimento realizado ao público jovem e adulto.

O investimento faz parte de um grande plano de aprimoramento da saúde bucal do município, que, ao todo, contemplará nove UBSs com 40 novas clínicas até março. As primeiras unidades equipadas foram a UBS Santa Cruz e UBS Jordanópolis. Ao todo, estão sendo investidos R$ 614 mil nos consultórios, por meio de repasses do Ministério da Saúde. Com custo unitário de R$ 15,3 mil, os consultórios contam com todos os equipamentos para procedimentos odontológicos, como fotopolimerizador, aparelho de ultrassom, amalgamador, além de cadeira do dentista e acessórios, como luz, mesa de apoio, cuba removível, sugador, entre outros.

“Esta unidade terá como diferencial um profissional odontogeriatra, que vem, justamente, para tratar desta população que tem mais de 60 anos. Trata-se de um público que demanda atendimento especializado e diferenciado, que será recebido a partir de agora aqui na unidade do Rudge Ramos”, destacou o prefeito Orlando Morando, em visita ao equipamento. O chefe do Executivo esteve acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

A UBS Rudge Ramos já conta com dois dentistas e um auxiliar de saúde bucal. A unidade atende, em média, cerca 1.282 pacientes por mês, entre consultas agendadas e emergenciais. Além dos atendimentos odontológicos, a unidade possui três médicos generalistas, três enfermeiros, cinco auxiliares e técnicos de enfermagem, 11 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), ginecologista, farmacêutico, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, geriatra, entre outros profissionais.

SAÚDE BUCAL

Em 2018, São Bernardo foi classificada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) como a segunda melhor cidade do Estado de São Paulo no atendimento odontológico. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2016, apenas 30,06% da população utilizava o atendimento dental na rede pública. Como reflexo da qualidade dos serviços prestados no sistema público, em 2017 este índice subiu para 32,01% e, em 2018, para 34,18%.