UBSs de São Mateus investem em práticas corporais Xiang Gong e Lian Gong

Publicado em: 10/02/2023

Nem o frio diminuiu a animação dos participantes das práticas corporais da medicina tradicional chinesa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Boa Esperança, em São Mateus. As práticas de Xiang Gong e Lian Gong são oferecidas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de melhoria da função pulmonar e o fortalecimento de membros superiores e inferiores, tendo como foco a prevenção de doenças e a promoção do equilíbrio entre corpo e mente. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Fundação do ABC gerencia dezenas de unidades de Saúde no distrito de São Mateus, na Zona Leste da Capital.

As atividades fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), previstas no Sistema Único de Saúde. São tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados à prevenção de diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser utilizadas como tratamentos paliativos.

Os exercícios são de fácil compreensão e aprendizado, ajudando o usuário a deixar de ser sedentário e tornar-se ativo. A UBS Parque Boa Esperança é uma das unidades que oferecem essa prática, realizada duas vezes por semana na própria unidade e coordenada pela equipe multiprofissional.

O usuário que pratica atividades com frequência sente-se capaz e participativo, criando o hábito de exercitar-se de forma adequada e consciente. A prática estimula uma mudança de mentalidade que possibilita o autocuidado e o resgate da autoestima.

Interessados devem procurar informações sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na UBS mais próxima de sua região.