Unidade de Saúde de Itatiba faz busca ativa de pacientes diabéticos e hipertensos

Publicado em: 14/04/2022

Equipe da USF Jardim das Nações

Em 9 de abril, a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Júlio Romanin, no bairro Jardim das Nações, em Itatiba, interior do Estado, promoveu o “1º Sabadão de Saúde Nações”. Gerenciada pela Fundação do ABC, a unidade realizou a busca ativa de 30 pacientes diabéticos e/ou hipertensos, por meio de trabalho feito por agentes comunitários de saúde do bairro. O objetivo é qualificar a assistência aos pacientes a partir de estratégias de prevenção e promoção à saúde destinadas à comunidade.

Foram realizadas as aferições de sinais vitais dos pacientes (frequências cardíaca e respiratória, pressão arterial e temperatura), avaliação do nível glicêmico, orientações sobre alimentação saudável, pé diabético, avaliação bucal, capoterapia (vertente da capoeira), além do fornecimento de consulta com a equipe médica e de enfermagem da unidade.

Evento marcou entrega de kits de enxovais para gestantes

ENTREGA DE ENXOVAIS

Dia 29 de março foi realizado o encontro mensal das gestantes de Itatiba para a entrega de novos kits de enxovais. O projeto “Meu Bebê” é desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade do município, em parceria com as secretarias de Saúde e Ação Social, Trabalho e Renda. A iniciativa contempla as gestantes em situação de vulnerabilidade social que realizam acompanhamento de pré-natal nas unidades de Saúde. Atualmente, a FUABC gerencia 19 equipes de Saúde na cidade.

Na ocasião foram realizadas rodas de conversa com gestantes e parceiros presentes, além da abordagem de temas como amamentação (preparo durante o pré-natal, benefícios, cuidados com as mamas e sinais da “pega” correta) e prevenção ao engasgo em recém-nascidos. A entrega dos enxovais às famílias foi organizada, de modo voluntário, pelo Centro de Assistência Social Santa Rita de Cássia, entidade popularmente conhecida como Oficina de Santa Rita.