Publicado em: 24/04/2015
Reformada e ampliada, a Unidade de Saúde do Bairro Centreville foi entregue à população em 11 de abril, em cerimônia que contou com participação do Prefeito de Santo André, Carlos Grana, e do ministro da Saúde, Arthur Chioro, além do secretário municipal de Saúde, Dr. Homero Nepomuceno Duarte, e do Prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, entre outras autoridades. Entre as melhorias do equipamento público andreense, que pertence à rede de Atenção Básica, estão novos consultórios de ginecologia e odontologia, além de sala de enfermagem e 12 novos agentes comunitários de saúde.
“O atendimento tem muita qualidade, mas é preciso também proporcionar um local adequado. As reformas, como esta e outras que estão em andamento, têm o objetivo de restaurar espaços degradados pela falta de investimento na manutenção dos equipamentos”, destacou o prefeito Carlos Grana, anunciando: “Em breve aqui funcionará uma Unidade de Saúde da Família (USF)”.
Para o ministro Arthur Chioro, hoje Santo André vive uma outra realidade na área da Saúde. “É importante reconhecer o trabalho altamente qualificado que está sendo feito em Santo André e que está muito alinhado com a Política Nacional de Saúde. O Governo Federal está investindo na Saúde de Santo André, na reforma de 17 unidades e na construção de outras duas. E quando o Centreville se tornar USF o aporte vai aumentar”, disse Chioro.
Durante a obra, que durou cerca de um ano, os usuários foram transferidos para a Unidade de Saúde da Cidade São Jorge, bairro instalado na região do Centreville. Com a reabertura do espaço, além do tradicional atendimento de clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia, haverá a implementação de uma equipe de EACS (Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde), composta por um enfermeiro e 12 agentes, para público estimado em 8,5 mil pessoas. Por mês, até então, o equipamento oferecia média de 2,9 mil atendimentos, entre consultas médicas e procedimentos de enfermagem.
Outra novidade ficará por conta da ampliação dos serviços odontológicos no local. Além da construção de consultório mais amplo, com duas cadeiras para o trabalho dos cirurgiões-dentistas, haverá ainda sala de raio-x e bomba à vácuo com maior potência para sugar sangue e secreções na boca. Dessa forma, os usuários poderão ser atendidos nos dois períodos – manhã e tarde –, o que possibilitará o aumento da oferta de vagas.
No total, a área construída foi ampliada em 130 metros quadrados. O prédio também passou por reformas e manutenção geral interna, com troca de pisos e azulejos; de caixilhos e portas; além da cobertura, com a construção de uma laje para melhor conforto acústico e térmico. As partes hidráulicas e elétricas foram refeitas, com substituição, respectivamente, de tubos, conexões e louças; cabos, luminárias e tomadas. Houve instalação de vestiários masculinos e femininos, além de novos banheiros para pessoas com mobilidade reduzida. Do lado externo, calçadas com rampas de acesso para esse público-alvo foram entregues.