Redes de saúde do Grande ABC celebram Outubro Rosa

Publicado em: 18/10/2018

Santo André, São Bernardo e São Caetano promovem atividades de conscientização para pacientes e funcionários

 

Funcionários da Prefeitura de Santo André utilizaram peças de roupa rosa em homenagem à campanha – Foto: Alex Cavanha/PSA

Diversas unidades geridas pela Fundação do ABC promovem atividades relativas à prevenção do câncer de mama, doença que atualmente acomete quase 60 mil pessoas por ano no Brasil. As ações são alusivas à campanha Outubro Rosa, movimento que chama a atenção para a causa em diversos países.

O Hospital da Mulher de Santo André promoveu dia 17 de outubro campanha com foco na necessidade de se fazer exames preventivos para diagnóstico precoce da doença. O evento foi destinado a colaboradores e pacientes e contou com ciclo de palestras sobre câncer de mama e câncer do colo do útero, além de depoimentos de pessoas que já viveram e superaram a doença. A ação contou, ainda, com um dia de beleza para as colaboradoras do hospital. Durante todo o mês de outubro, a fachada da unidade permanecerá iluminada de rosa em homenagem à campanha, assim como o calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima e o espelho d’água do Paço Municipal.

Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) há orientações de conscientização referentes à prevenção do câncer de mama e autoexame, sendo oferecido às pacientes avaliação das mamas e coleta de papanicolau. Já no Centro Hospitalar Dr. Newton da Costa Brandão houve, no dia 17 de outubro, a encenação da peça “Ou Tu Arrisca, Ou Tu Si Toca” – uma comédia musical que alerta e sensibiliza o público em geral, mulheres em particular, a respeito da prevenção do câncer de mama.

Dados da Secretaria da Saúde mostram que de 2015 a 2017, pelo menos, 259 mulheres morreram de câncer de mama na cidade. Já de câncer do colo do útero, foram 39 no mesmo período. Em 2018, até setembro, os dados são de 46 e 10, respectivamente.

São Bernardo promove palestras e grupos de apoio nas 34 UBSs 

 

A Prefeitura de São Bernardo tem fortalecido ações de orientação e cuidado com a saúde das mulheres desde o dia 1º de outubro. Até o fim do mês, as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade irão promover palestras e grupos de apoio para discutir temas como câncer e doenças sexualmente transmissíveis.

Palestras e rodas de conversa estão sendo ministradas por enfermeiros e profissionais das unidades de saúde. “Ao longo deste mês, cada UBS selecionou atividades diferentes para realizar com as pacientes. Organizamos um sistema para atrair as mulheres a discutir sobre o tema. Precisamos incentivar e conscientizar as nossas pacientes a cuidar da saúde e identificar os sintomas. O câncer de mama é uma das doenças de maior mortalidade entre as mulheres e o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento e na possibilidade de cura”, explicou Dr. Rodolfo Strufaldi, médico ginecologista e diretor do Departamento de Atenção Básica da Prefeitura.

Além das UBSs, as Policlínicas Centros e Alvarenga também desenvolveram ações em prol do Outubro Rosa. Aos finais de semana, até o dia 8 de dezembro, incluindo feriados, serão realizados mutirões de ultrassonografia. Na ocasião, as pacientes entre 50 a 69 anos agendadas para o ultrassom e que não fizeram o exame de mamografia neste ano, poderão realizar o procedimento nas unidades, sem necessidade de agendamento prévio.

DIA ‘D’ DA CAMPANHA

As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão funcionar dia 20 de outubro para atender, exclusivamente, as mulheres. Serão realizados exames preventivos de câncer de mama e colo de útero. O atendimento será das 8h às 17h e para participar, basta levar documento com foto e a carteirinha da UBS. A expectativa é de que 3 mil mulheres sejam atendidas no dia.

São Caetano oferece plantões de mastologia

 

 A Secretaria de Saúde de São Caetano disponibiliza plantões com mastologistas (médico especializado nas doenças de mama) em todas as quartas-feiras do mês. Já foram promovidos dias 3, 10 e 17 e ainda haverá atendimentos dias 24 e 31 de outubro, das 13h30 às 15h30, para todas as mulheres que querem passar em consulta, em livre demanda. O local é o Centro de Atenção à Saúde da Mulher Antonia Braido Dal’Mas (CAISM), localizado à Rua Herculano de Freitas, 200, bairro Fundação.

Segundo a médica coordenadora do Centro de Oncologia Luiz Rodrigues Neves, Andrea Alencar, entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, São Caetano registrou 71 novos casos de câncer de mama em pacientes da rede municipal. “Atualmente, cerca de 150 mulheres passam por quimioterapia, radioterapia ou estão em acompanhamento clínico conosco para tratar da patologia”.