Unidades da FUABC em Guarulhos conscientizam sobre ações de segurança ao paciente

Publicado em: 15/10/2021

Equipe da UPA São João Lavras

As unidades de Saúde de Guarulhos gerenciadas pela Fundação do ABC – Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cumbica, UPA São João Lavras e Pronto Atendimento Maria Dirce – realizaram nos dias 28, 29 e 30 de setembro um evento para fortalecer a cultura de segurança do paciente. A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro e data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar gestores e profissionais da área da Saúde sobre o tema.

No evento foram abordadas as seis metas internacionais de segurança do paciente, também estabelecidas pela OMS, por meio de oficinas temáticas com jogos e brincadeiras interativas. Os colaboradores testaram seus conhecimentos e participaram de momentos de descontração e aprendizado. Também foi organizado um concurso de paródias sobre os temas abordados no evento. As mais bem votadas foram premiadas com brindes.

 

Pronto Atendimento Maria Dirce

As ações foram conduzidas pela Coordenação de Qualidade das unidades, sob responsabilidade de Renata Reche. O setor apoia as ações das áreas de planejamento, elaboração, implantação e monitoramento dos processos de segurança e qualidade.

As seis metas internacionais de segurança do paciente são: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

 

 

 

A DATA

UPA Cumbica

Garantir a segurança do paciente é fundamental para fortalecer sistemas de saúde de qualidade e alcançar a cobertura universal de saúde. O Dia Mundial da Segurança do Paciente, estabelecido pela Assembleia Mundial da Saúde em 2019, tem como objetivo aumentar a conscientização e o engajamento do público, melhorar a compreensão global e trabalhar em prol da solidariedade e ação global dos países e parceiros para promover a segurança na atenção à saúde.

O tema de 2021, “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”, destaca a necessidade de prevenir os danos às mulheres e bebês que ocorrem devido aos cuidados maternos e neonatais inseguros durante a gravidez, o parto e os primeiros dias de vida.