Unidades da FUABC em Guarulhos recebem treinamento sobre ventilação não-invasiva

Publicado em: 01/07/2021

Tecnologia melhora conforto respiratório dos pacientes, ajuda a evitar intubações e otimiza recursos

 

Equipe da UPA Cumbica

O desconforto respiratório agudo é uma das principais complicações causadas pela Covid-19. Pensando na melhora da reabilitação pulmonar dos pacientes, médicos e enfermeiros das três unidades gerenciadas pela FUABC em Guarulhos — Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cumbica, UPA São João Lavras e Pronto Atendimento Maria Dirce — receberam treinamento para realização de ventilação não-invasiva com pressão positiva (VNI), por meio de uma máscara facial com coxim inflável (pressão regulável). O aporte melhora os níveis de oxigenação no sangue e evita a necessidade de intubação orotraqueal (IOT). Ao todo, 78 colaboradores das três unidades fizeram o curso durante o mês de maio.

Devido à pandemia e ao crescente aumento de casos graves que necessitam de internação 24h por dia, as unidades entenderam a necessidade de treinar as equipes assistenciais para qualificar o acolhimento desses pacientes, como forma de também contribuir com a rede hospitalar sobrecarregada. “Enquanto Unidades de Pronto Atendimento, em teoria, não precisaríamos contar com este recurso. Mas, devido à pandemia, foi necessário. Além de ofertarmos maior conforto respiratório ao paciente, também é possível otimizar recursos gastos com sedativos, consumo de oxigênio e tubos de IOT”, explica a gerente administrativa da Central de Convênios da FUABC, Andreia Godoi.

Na prática, a capacitação também auxilia médicos e enfermeiros na programação dos respiradores/ventiladores mecânicos e possibilita a melhora da troca respiratória dos doentes, uma vez que provoca a expansão dos pulmões e o aumento do nível de saturação de oxigênio no sangue.

Todos os participantes do curso receberam certificados.  A atividade foi conduzida pelo fisioterapeuta respiratório Henrique Maluli, contratado pela FUABC durante a pandemia.

HISTÓRICO

O contrato de gestão na área da Saúde firmado entre a Fundação do ABC e a Prefeitura de Guarulhos teve início em abril de 2015. As três unidades, vocacionadas ao atendimento de Urgência e Emergência, atualmente estão sob responsabilidade da Central de Convênios da FUABC. Juntas, realizam cerca de 30 mil atendimentos por mês.

UPA São João Lavras

Funcionários do PA Maria Dirce